HFM treina equipes para uso de novos ventiladores pulmonares
07/12/2025
10 Visuzalicações
Em maio de 2024, o HFM já havia recebido 10 ventiladores pulmonares adquiridos por meio de emenda parlamentar articulada pelo prefeito Wladimir Garotinho junto à bancada federal do Rio de Janeiro
SECOM – PMCG – Por: Isabella Corrêa – Foto: Isabella Corrêa e Denise Ribeiro / Divulgação

O Hospital Ferreira Machado (HFM) iniciou, semana passada, o treinamento das equipes para operar os novos ventiladores pulmonares adquiridos pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). Dos 52 aparelhos adquiridos, 20 já chegaram à unidade e foram colocados em funcionamento no Centro de Terapia Intensiva (CTI). A chegada dos equipamentos marca uma etapa importante na modernização do parque tecnológico do hospital.
Em maio de 2024, o HFM já havia recebido 10 ventiladores pulmonares adquiridos por meio de emenda parlamentar articulada pelo prefeito Wladimir Garotinho junto à bancada federal do Rio de Janeiro.
Os treinamentos envolveram todos os fisioterapeutas plantonistas, além da equipe médica e enfermagem. O objetivo foi garantir que a equipe estivesse totalmente capacitada para operar os novos respiradores, que contam com recursos avançados de ventilação invasiva e não invasiva. Após o início da operação no CTI, os ventiladores antigos foram encaminhados para manutenção preventiva, calibração e atualização de segurança elétrica, sendo destinados a outros setores que atendem pacientes graves, como a Unidade de Pacientes Graves (UPG), Unidade Intermediária (UI) e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP).
A coordenadora de reabilitação hospitalar, Ettes Martins, explica que os novos aparelhos trazem recursos que tornam o atendimento mais ágil e seguro. “Esses ventiladores são muito simples de manusear e oferecem ferramentas que ajudam bastante na evolução do paciente, principalmente no desmame da ventilação mecânica. Eles têm modos invasivos, não invasivos e até um módulo de macronebulização que não vemos nos equipamentos antigos. Isso facilita nossa prática, porque conseguimos manter o mesmo material após a extubação, quando o paciente ainda precisa de suporte respiratório. Com esse novo lote, conseguimos equipar todos os 30 leitos do CTI, o que nos dá mais tranquilidade para trabalhar”, disse.

Os ventiladores pulmonares são essenciais para pacientes com insuficiência respiratória causada por doenças, traumas, complicações clínicas ou necessidade de ventilação após anestesia. A tecnologia adquirida é capaz de atender desde crianças até adultos, ajustando a ventilação conforme a necessidade de cada paciente.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou o impacto que os novos aparelhos têm nos cuidados intensivos. “Recebemos um lote de respiradores modernos, capazes de atender diferentes perfis de pacientes com alta precisão. Começamos com esses 20 aparelhos no Ferreira Machado, que já representam um avanço significativo. Isso eleva o nível da assistência e traz mais segurança tanto para a equipe quanto para os nossos pacientes”, destacou.
“Esse investimento moderniza o hospital e garante equipamentos de ponta para quem mais precisa. Melhoramos as condições de trabalho dos profissionais e elevamos o padrão de atendimento oferecido à população. É um passo importante para o HFM e para toda a rede”, afirmou o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Arthur Borges.