Foto: Getty Images

Na reta final, Receita estima que receberá 36,5 milhões de declarações do IR 2022

Receita já recebeu maior número de declarações da história até agora e afirma que entrega da declaração já é maior do que esperada

EXAME/Por: Karla Mamona
Foto: Getty Images

Faltando poucas horas para o prazo final da entrega do imposto de renda 2022, que termina às 23h59, a Receita Federal divulgou um balanço de como foi a temporada de IR neste ano. A Receita Federal destacou nesta terça-feira, 31 de maio, que recebeu um número maior de declarações do que previsto. Cerca de 34,4 milhões de declarações. Trata-se do maior número da história. Inicialmente, a expectativa do Fisco era receber 34.100.000 declarações.

De acordo com a Receita, o número maior do que o esperado pode estar relacionado a alguns motivos, como a não atualização da tabela do imposto de renda, que ocorreu pela última vez em 2015, novos investidores da bolsa de valores que são obrigados a declarar o IR, além de novos contribuintes que alcançaram o rendimento anual obrigatório em 2021, seja por ter entrado no mercado de trabalho ou ter conseguido uma recolocação.

“Tivemos acréscimo de pessoas que fizeram o IR sem ser obrigadas por uma questão de cidadania ou porque querem um comprovante”, explicou José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira. Dessa maneira, a Receita acredita que receberá até o final do dia 36,5 milhões de declarações.

Do total recebido até agora, a Receita aponta que 2.293.250 serão retificadoras, ou seja, o contribuinte mesmo faz a retificação e 2.015.962 apresentam pendências de informações, ou seja, caíram na malha fina. Entre os motivos, a Receita aponta Omissão de Rendimentos (40%), Despesas Médicas (21%) e Imposto Retido na Fonte (18%).

Compartilhar
Spread the love

Além disso, verifique

Intenção de consumo das famílias cresce pelo terceiro mês

Índice teve alta de 0,5% em junho de 2024 em relação a maio, diz CNC …