Convênio de parceria foi assinado com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) para viabilizar a desobstrução da rede de canais da Baixada Campista e drenar extensa área agrícola alagada; a Asflucan vai usar suas máquinas e a Prefeitura vai dar o diesel. Autoridades cumprimentam o Prefeito pelo empenho junto ao Governo do Estado para retomada das atividades da Usina Canabrava
A assinatura do convênio entre a Prefeitura de Campos e a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan) foi assinada na noite desta segunda-feira (05) durante reunião de trabalho para debater demandas importantes do setor rural, como a necessidade de limpeza emergencial da rede de canais obstruídos na Baixada Campista; a necessidade de obter a licença definitiva para o funcionamento da Usina Canabrava e a implementação de um novo processo de desenvolvimento do agronegócio, defendido pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior. O convênio foi assinado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, pelo presidente da Asflucan, Tito Inojosa e pelo Secretário da Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.
No convênio está estabelecido que a Asflucan utilizará suas máquinas em apoio à Prefeitura nos serviços de desobstrução e de manutenção dos canais e, caberá à Prefeitura, por meio da Defesa Civil ceder o diesel para o funcionamento das máquinas da entidade, conforme esclareceu o Prefeito Wladimir.
“Enquanto Prefeito, sabedor da importância de uma Usina para a geração de empregos e para a economia de Campos, eu não poderia ficar inerte em relação a suspensão das atividades da Usina Canabrava. Liguei para o Governador Cláudio Castro e para o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah e expliquei sobre a importância da retomada do funcionamento da Usina para o emprego e para a economia. Hoje pela manhã tive a informação que o clamor das entidades do setor produtivo e que o nosso pedido foram atendidos. São pelo menos 1.500 empregos diretos assegurados e pelo menos mais dois ou três mil indiretos, além de evitar o prejuízo porque durante a safra Canabrava, de acordo com a Asflucan vai gerar riqueza da ordem de R$ 100 milhões para a região nesta safra”, ponderou o Prefeito que pediu união de todos em favor do desenvolvimento de Campos.
“A UNIÃO DE SEGMENTOS, SEM COR PARTIDÁRIA RESULTOU EM VITÓRIA”
Diante de diversos dirigentes de entidades do setor produtivo, de autoridades de municípios vizinhos e de vereadores de Campos, o Prefeito destacou que “a retomada do funcionamento da Usina é uma vitória de todos que se posicionaram a lutar por uma causa de Campos e, gostaria de agradecer o empenho de todos. Quero agradecer o empenho do deputado Bruno Dauaire e pedir ao vereador Rogério Matoso para agradecer ao secretário Rodrigo Bacelar que também se empenhou e dizer que nosso propósito é unir forças para lutar por Campos, sem bandeira partidária. Defendo que devemos fazer uma política de paz, que busca o entendimento para a construção do bem comum”, frisou Wladimir.
PAPEL DO VICE-PREFEITO – O Prefeito destacou o papel que o vice-prefeito Frederico Paes desempenha junto ao secretário de Agricultura, Almy Junior para promover o desenvolvimento do setor agrícola em Campos. “O Frederico Paes que é um grande conhecedor e entusiasta do setor rural tem contribuído muito para solucionarmos questões que afetam o setor e contribui com o secretário Almy com sua experiência, especialmente no setor da cana”.
Por sua vez, Frederico asseverou que “o Prefeito tem se preocupado com as questões que afetam o setor e tem se empenhado na busca do entendimento comum para elucidar entraves de forma a promover o desenvolvimento da agropecuária que é um setor de vocação natural de Campos e que gera empregos e renda nas diversas atividades rurais. O Prefeito formou uma equipe bem qualificada para promover o desenvolvimento agrícola a começar por escolher o professor Almy, ex reitor da Uenf, que conhece muito do setor. Em função do empenho da equipe da Secretaria de Agricultura, posso dizer que vamos fazer em quatro anos o que jamais foi feito na Agricultura de Campos”, enfatizou Frederico Paes.
Representante da Usina Nova Canabrava, Alex Rossi agradeceu o empenho do Prefeito Wladimir, do vice-Prefeito, Frederico Paes e das entidades do setor agrícola junto ao governo do Estado pela retomada das atividades da Usina.
ASFLUCAN CONSIDERA que PARCERIA EVITARÁ TRAGÉDIAS – O presidente da Asflucan, Tito Inojosa considera que a parceria assinada entre a Prefeitura e Asflucan é importante para o setor rural e moradores das áreas alagadiças na Baixada Campista. “Temos mais de 1300 quilômetros de canais com a função de drenar água nas enchentes e aduzir água nas estiagens, mas estão muito assoreados e cheios de mato. Nós usamos a nossa long reach (draga de longa lança hidráulica), e o diesel que será dado pela Defesa Civil Municipal vai contribuir para que possamos avançar na malha de canais nos pontos mais críticos e evitarmos os riscos de tragédias em diversas localidades, como em Ururaí, nos casos de chuvas intensas”, assinalou Tito Inojosa.
AUTORIDADES PRESENTES – Participaram do evento o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Raliston Souza e o secretário de Agricultura do município, Enaldo Vieira Barreto. “A Prefeita Francimara pediu para agradecer ao Prefeito Wladimir pelo empenho na luta junto ao governo do Estado pela reabertura da Usina Canabrava porque ela emprega é muito importante para o emprego e economia de São Francisco”, discursou Raliston. Além de dirigentes de entidades do setor rural, a exemplo do presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Bartholomeu dos Santos e vereadores de municípios agrícolas vizinhos. De Campos participaram os vereadores Juninho Virgílio, Bruno Pezão, Leon Gomes, Rogério Matoso e Kassiano Tavares.
Por:Redação