Foto-Divulgacao

Bacia de Campos registra a menor produção de petróleo em 10 anos, reflexo do corte de investimentos da Petrobrás na região

Foto-Divulgacao

Além de diminuir investimentos, a Petrobrás continua vendendo vários campos produtores na região. A empresa e alguns agentes do mercado argumentam que a venda vai ampliar os recursos investidos, mas, novamente, os números não comprovam isso. O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) aponta que PetroRio, Perenco, Trident Energy, BW e Dommo – que adquiriram áreas da Petrobrás – vão investir juntas US$ 2,6 bilhões ao todo para produzir petróleo na região. Valor que não compensa a redução feita pela Petrobrás desde 2013.

“Obviamente, por se tratar de campos considerados maduros, haveria uma diminuição ao longo dos anos da produção, além da suposta ‘concorrência’ de recursos com a exploração do pré-sal na Bacia de Santos. Contudo, a velocidade e o tamanho da queda só podem ser explicados com um posicionamento político/estratégico de desmonte da Petrobrás na Bacia de Campos. Essa redução da produção e dos investimentos pode ser vista também nos casos concretos dos campos e das plataformas. Mesmo os campos mais produtivos, com grande potencial exploratório, passaram por grandes reduções, como os casos de Roncador e dos campos de Marlim”, aponta relatório do Ineep.

“Por serem campos maduros há uma necessidade de investimentos chamados de secundários, que viabilizam a produtividade e lucratividade dessas áreas e são utilizados historicamente na Bacia de Campos e em diversas regiões do mundo, como no Golfo do México e no mar do norte na Noruega. Portanto, diferentemente da Bacia de Santos, com novos campos do pré-sal, a queda dos investimentos em Campos não poderia ser justificada por final da gestão de nova exploração, dado que a maioria deste investimento é secundário, portanto continuado”, reforça o documento.

Da: Redação

Além disso, verifique

Lula diz que pode retaliar EUA por eventual taxação e critica plano de Trump para Gaza

MONEY TIMES/Por: Reuters   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira (5) que o Brasil pode retaliar …