SECOM SJB

O Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde promoveu na tarde desta quinta-feira, 28, no Centro de Práticas Integrativas, uma apresentação dos serviços ginecológicos realizados pelo município. Também teve confraternização das pacientes que passaram por cirurgias. De abril a setembro deste ano 138 mulheres estiveram na consulta ginecológica de triagem cirúrgica. Deste total, 32 passaram por cirurgias de baixa e média complexidade.
Os serviços de cirurgia, suspensos durante a pandemia da Covid-19, foram retomados em abril. A porta de entrada para o atendimento são as unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), que funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
O evento contou com a presença de mulheres que foram operadas e que têm cirurgias agendadas, além de profissionais de saúde e pessoas da comunidade.
“Hoje sou uma nova mulher. Antes eu estava com hemorragia, não conseguia trabalhar e sentia muita dor. Após a cirurgia, que resultou na retirada do útero e de um mioma, minha vida voltou ao normal e estou muito feliz. O sentimento agora é de gratidão a todos os profissionais”, relatou Eliana Palmeira da Silva, moradora de Barcelos.
“Estamos seguindo a orientação da prefeita Carla Caputi investindo na realização dos serviços ginecológicos como, por exemplo, a retomada das cirurgias, visando proporcionar cada vez mais qualidade de vida para as mulheres sanjoanenses, que representam cerca de 50% da população”, disse a secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés.