Ataque aéreo israelense em Khan Younis, sul de Gaza: resolução que pede "trégua humanitária" no conflito foi aprovada na ONU 27/10/2023 REUTERS/Mohammed Salem

Todos os brasileiros em Gaza “estão bem”, diz embaixada

Diplomacia brasileira conseguiu entrar em contato com o grupo de Khan Younis após enviar um motorista até a região, que está sem internet e telefone desde sexta-feira (27)
Tainá Falcão, Jussara Soares e Elis Barretoda CNN
em Brasília
Ataque aéreo israelense em Khan Younis, sul de Gaza: resolução que pede “trégua humanitária” no conflito foi aprovada na ONU
27/10/2023 REUTERS/Mohammed Salem
A Representação do Brasil na Palestina atualizou a situação dos brasileiros que aguardam autorização para deixar a Faixa de Gaza: “Todos estão bem”, disse o embaixador Alessandro Candeas.

A diplomacia brasileira já tinha conseguido informações sobre os brasileiros que estão em Rafah, mas o grupo de Khan Younis seguia incomunicável até a manhã deste sábado (28). O contato só foi reestabelecido após um motorista contratado alcançar a região, que está sem acesso à internet e telefone desde sexta-feira (27).

“O motorista contratado pelo nosso escritório foi a Khan Younis verificar in loco a situação. Apesar do clima permanente de tensão e medo, todos os brasileiros estão bem, com alimento, água e gás para os próximos dias. Pediram que comprássemos alguns mantimentos a mais, para o que estamos disponibilizando recursos (os preços quase triplicaram)”, relatou Candeas.

Pedidos de ajuda

Na quinta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de uma videoconferência com alguns brasileiros que estão na região mais crítica do conflito entre Israel e Hamas. O petista prometeu empenho para retirar de Gaza também palestinos que são parentes dos brasileiros.

A Representação do Brasil na Palestina atualizou número de pedidos de ajuda nesta sexta-feira. São 34 neste momento: 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 familiares próximos que ainda darão início à imigração.

Um avião da Presidência da República aguarda o grupo no aeroporto do Cairo.

Além disso, verifique

Inundações no Vietnã deixam ao menos 40 mortos; país se prepara para chegada de tufão

País se prepara para a chegada do tufão Kalmaegi na sexta-feira (7) Itatiaia/Com AFP/Maria Fernanda …