Avião no Acre: queda deixou 12 mortos (Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)

Queda de avião no Acre: o que se sabe e o que ainda falta esclarecer sobre o acidente

A aeronave, modelo Caravan, fazia um voo particular para Envira, no Amazonas. O acidente deixou 12 mortos

EXAME / André Martins

Avião no Acre: queda deixou 12 mortos (Corpo de Bombeiros do Acre/Divulgação)

Um avião de pequeno porte caiu no último domingo, 29, próximo ao aeroporto de Rio Branco, no Acre, logo após decolar. De acordo com o governo estadual, as 12 pessoas a bordo morreram.

A aeronave, modelo Caravan, é de propriedade da empresa ART Taxi Aéreo e fazia um voo particular para Envira, no Amazonas. A aeronave tinha capacidade para até 14 pessoas. O voo decolou de Rio Branco às 7h20 e caiu por volta das 7h21, segundo a empresa responsável e o aeroporto.

O acidente causou um incêndio na região. O Corpo de Bombeiros controlou as chamas após quase quatro horas. Confira o que já se sabe sobre o acidente e o que ainda falta esclarecer sobre a queda do avião que deixou 12 mortos.

Quem eram passageiros?

De acordo com informações do governo do Acre, 12 pessoas morreram no acidente, sendo nove adultos, um bebê e dois tripulantes (piloto e co-piloto). O que se sabe até o momento é que as vítimas morreram carbonizadas. Segundo a companhia de táxi aéreo, as vítimas a bordo da aeronave eram:

  • Cláudio Atílio Mortari – piloto
  • Kleiton Lima Almeida – copiloto
  • Clara Maria Monteiro e Ana Paula Melo – criança de um ano e sete meses e mãe
  • José Marcos Epifânio – passageiro
  • Antônio Cleudo Epifânio – passageiro
  • Edineia de Lima – passageira
  • Jamilo Maciel – passageiro
  • Raimundo Nonato Melo – passageiro
  • Alexsander Bezerra – passageiro
  • Francisco Eutimar Bernardo de Souza – passageiro
  • Antonia Elizangela – passageira

Qual foi a causa da queda do avião no Acre? 

Segundo o governo do Acre, as agências competentes vão investigar o acidente. O Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) de Manuas vai apurar a causa da queda do Cessna Caravan Modelo 208B. Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o avião estava em situação regular.

O que diz a empresa dona do avião?

A ART Táxi Aéreo, em nota, afirmou que a documentação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a manutenção da aeronave estavam regularizadas. A empresa afirma que está prestando “total e exclusiva” colaboração às investigações sobre a causa da tragédia e que vem prestando apoio aos familiares das vítimas. Confira a nota na íntegra:

“A. R. T. TAXI AEREO LTDA – ME, informa que no dia 29/10/2023, por volta da 07h21min a aeronave de matrícula PT-MEE, infelizmente, sofreu um acidente logo após decolar do Aeroporto Internacional de Rio Branco, no Acre. A ocorrência está sob investigação das autoridades competentes com as quais estamos prestando total e exclusiva colaboração.

Na aeronave estavam 09 passageiros e 02 tripulantes, os quais vieram a óbito no local, conforme lista que será oportunamente disponibilizada.

No que diz respeito à operação:

a) A aeronave envolvida era certificada para o transporte remunerado de passageiros (operações para táxi aéreo) e estava com todas as rotinas de manutenção em conformidade com as normas e regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

b) A tripulação engajada na operação era devidamente habilitada pela ANAC, com todos os respectivos treinamentos em dia.”, diz o comunicado, assinado pela diretoria da empresa.

Com pesar:

A Diretoria

Além disso, verifique

Fim de semana do Dia de Finados deve levar 600 mil a cemitérios do DF

Previsão é sobre a movimentação acumulada desde sexta-feira Da: Agência Brasil     Cerca de …