Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

Nova lista de brasileiros para deixar Gaza tem entre 40 e 50 nomes

A segunda lista complementa o grupo de 34 brasileiros que demonstraram interesse logo que o conflito entre Israel e o Hamas escalou

Metrópoles/Mateus Salomão

Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images

O Itamaraty elabora uma nova listagem de brasileiros e familiares para serem retirados da Faixa de Gaza e trazidos ao Brasil. O Metrópoles apurou que há entre 40 e 50 nomes.

A segunda lista complementa o grupo de 34 brasileiros que demonstraram interesse logo que o conflito entre Israel e o Hamas escalou na Faixa de Gaza.

O primeiro grupo recebeu autorização para deixar a Faixa de Gaza, mas a passagem não ocorreu, até o momento, em razão do fechamento da fronteira nesta sexta-feira (10/11).

Ao Metrópoles o Itamaraty informou que o foco atual está na repatriação do grupo com 34 pessoas e que o envio de uma lista complementar dependeria de novas negociações.

Fronteira fechada

Diante do fechamento da passagem de Rafah, nesta sexta-feira (10/11), os brasileiros e familiares que estão na Faixa de Gaza devem fazer nova tentativa de cruzar a fronteira neste sábado (11/10).

Apesar de os nomes de 34 brasileiros e familiares próximos constarem na lista desta sexta, a passagem não ocorreu devido a um impasse com a retirada de feridos do território palestino.

A retirada do grupo a ser repatriado pelo Brasil, porém, depende da reabertura da fronteira pelo Egito. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou mais cedo que a situação na Faixa de Gaza impede cravar a data da saída dos brasileiros.

embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, explicou ao Metrópoles que a abertura para estrangeiros e aqueles com dupla nacionalidade só ocorreria após a passagem de ambulâncias.

“[Há] notícias de forte presença militar israelense e combates ao redor de hospitais, o que impede ou dificulta a saída de ambulâncias”, diz Candeas. “Se as ambulâncias puderem sair amanhã, os estrangeiros também sairão, inclusive nossos brasileiros”, completa.

Candeas destacou, no entanto, que toda a diplomacia local está mobilizada para a repatriação dos estrangeiros em Gaza. “Estamos todos mobilizados. Assim que sair a notícia da abertura da fronteira, levaremos em poucos minutos todos de novo para lá. Do lado egípcio, nossa embaixada no Cairo também está com tudo pronto”, assegurou.

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, participou de coletiva de imprensa na manhã desta sexta sobre os trâmites para que o grupo de 34 brasileiros e familiares próximos cruzem a passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito.

Além disso, verifique

Papa pede diálogo direto entre Rússia e Ucrânia e chama atenção para crise em Gaza

Em mensagem de Natal, pontífice também fez apelos pela América Latina, migrantes e populações afetadas …