Secretário geral da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo quer CPF como número único no (SUS). Ela irá ao encontro da ministra Nísia Trindade para agilizar sua implantação

Por: Redação

Divulagação

 

Durante o Fórum Competitividade 2024, realizado nesta terça-feira (02) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, o secretário geral da Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, deputado Júlio Lopes (PP), deixou claro a necessidade de haver a digitalização da saúde e a urgência de se adotar o CPF como único número não só pelo Sistema de Único de Saúde (SUS), como também em todos os setores da sociedade com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços.

Para tentar agilizar a implantação no sistema, o parlamentar, que é autor da lei n° 14.534 que tornou o CPF como o único número válido para o registro geral do país, quer marcar agenda com a ministra da saúde Nísia Trindade Lima antes do recesso parlamentar.

– Na verdade queremos acabar com a necessidade do cidadão ter que carregar inúmeros documentos para provar que ele existe e que o CPF seja a chave da cidadania, substituindo todos os números e protocolos usados nas instituições federais, estaduais e municipais, o que facilitará a vida das pessoas. Mas para que isso ocorra, é necessário sua implantação no país o mais rápido possível – explicou.

Outro assunto que o parlamentar irá discutir com a ministra, será a possibilidade da unificação do cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS), já que hoje existem 360 milhões de cadastrados sendo que a população brasileira é composta de 210 milhões de cidadãos. Para ele, o problema se dá pelo fato do SUS ser administrado pelos estados, onde um mesmo cidadão pode ter seu nome cadastrado em outras unidades do país.

Além disso, verifique

EUA inclui Petro na lista do OFAC. Entenda significado da sanção

Presidente da Colômbia foi alvo de sanções dos Estados Unidos por suposto envolvimento com o …