Segundo o Planalto, Lula agradeceu o convite para ir à Rússia e indicou que tem intenção de comparecer a evento em maio
Metrópoles/Mateus Salomão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente russo, Vladimir Putin, conversaram por telefone na manhã desta segunda-feira (27/1). Durante a ligação, os dois líderes teriam dialogado sobre a chegada de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos (EUA).
“Os líderes compartilharam visões sobre a atual situação do mundo, inclusive levando em consideração a chegada ao poder do novo governo americano”, informa nota divulgada pelo governo russo.
A nota divulgada pelo Planalto, entretanto, não cita que esse assunto foi abordado na conversa.
Ponto a ponto:
- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira (27/1);
- Entre os assuntos da conversa, está a guerra que opões Rússia e Ucrânia;
- Lula ainda indicou que viajará à Rússia em maio deste ano.
Durante o telefonema, os dois líderes abordaram o assunto da guerra entre Rússia e Ucrânia, que se estende há quase três anos.
“Lula expressou preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz”, informou o Planalto em nota.
Na conversa, Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado.
O contato entre os dois ocorre poucos dias após presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o Brasil perdeu a oportunidade de atuar como mediador do conflito. A declaração foi dada durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
O presidente Lula ainda indicou que comparecerá à comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio.