Papa Francisco tem febre leve e infecção respiratória, diz Vaticano

Santa Sé afirmou que condição do pontífice é estável

CNN/Da Reuters

Papa abre ‘Porta Santa’ especial para o Jubileu Católico em prisão de Roma • Reuters

 

O Papa Francisco, que hospitalizado nesta sexta-feira (14) para tratamento de bronquite, está sofrendo de uma infecção respiratória, mas está em condição estável, disse o Vaticano.

“O Santo Padre… passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar”, informou um comunicado.

“Os testes iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório. Sua condição clínica é regular; ele tem uma leve febre”, adicionou o Vaticano.

Papa Francisco cancela compromissos

Francisco foi hospitalizado na manhã desta sexta para dar continuidade ao tratamento de bronquite e realizar exames.

“Esta manhã, no final de suas audiências, o Papa Francisco foi internado no Policlínico Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar seu tratamento para bronquite, ainda em andamento, em um ambiente hospitalar”, destacou o Vaticano.

O pontífice teve que cancelar os eventos programados para os próximos três dias.

Ele deveria comparecer a uma audiência no sábado (15) e a uma missa no domingo (16), além de visitar os estúdios de cinema Cinecitta, em Roma, na segunda-feira (17).

Na quarta-feira (12), Francisco afirmou que ainda estava sofrendo de um surto da bronquite e pediu a um assessor fazer uma leitura — a segunda vez em uma semana.

Durante a reunião Francisco apresentou dificuldades para respirar durante fala.

Problemas de saúde do Papa

O Papa Francisco tem 88 anos e lidera a Igreja Católica desde 2013. Ele sofreu de gripe e outros problemas de saúde várias vezes nos últimos dois anos.

O pontífice sofreu duas quedas recentemente em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro.

Apesar de seus problemas periódicos de saúde e mobilidade reduzida, Francisco manteve uma agenda ocupada, incluindo viagens ao exterior.

Em setembro do ano passado, ele completou uma viagem de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania, a mais longa de seu papado.

Além disso, verifique

Após decisão do STF contra embargos, defesa de Bolsonaro recorrerá

A Primeira Turma do STF rejeitou, por unamidade, os embargos de declaração da defesa de …