Rússia avalia resposta a ataques de drones da Ucrânia

CNN Brasil/Da Reuters, Moscou

Sergei Ryabkov no Rio de Janeiro 28/4/2025 Mauro Pimentel/Pool via REUTERS • Reuters

 

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov, disse na quarta-feira (4) que “todas as opções estão sobre a mesa” em resposta aos ataques da Ucrânia ao território russo, informou a agência de notícias russa Interfax.

Ele acrescentou que o Ministério da Defesa decidirá sobre possíveis medidas de resposta.

O ataque de drones lançado pela Ucrânia contra os aviões bombardeiros de guerra da Rússia, no domingo (1º), envolveu espiões ucranianos e drones escondidos em galpões de madeira, na maior ofensiva feita por Kiev em mais uma operação Davi contra o Golias russo.

Segundo um oficial de segurança ucraniano, os serviços secretos do país esconderam os dispositivos, carregados de explosivos, nos telhados de galpões de madeira transportados por quilômetros até a região das bases aéreas.

No local, os tetos dos galpões foram abertos remotamente, permitindo que os drones voassem e iniciassem os ataques. Ainda conforme a autoridade, um total de 41 aeronaves de guerra russas foram atingidas e pegaram fogo, dentre essas, 13 foram totalmente destruídas, em quatro bases aéreas diferentes.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou os ataques e os incêndios em várias aeronaves, na base aérea de Belaya, na região de Irkutsk, Sibéria. O fogo foi extinto e não houve vítimas. Alguns indivíduos envolvidos na ofensiva foram detidos, informou o ministério.

Os ataques causaram danos estimados em 7 bilhões de dólares e atingiram 34% dos porta-mísseis de cruzeiro estratégicos russos em suas principais bases aéreas, disse uma fonte do SBU, a agência de inteligência doméstica da Ucrânia.

Além disso, verifique

Após decisão do STF contra embargos, defesa de Bolsonaro recorrerá

A Primeira Turma do STF rejeitou, por unamidade, os embargos de declaração da defesa de …