Quantidade de etanol na gasolina e no biodiesel vai aumentar a partir de 1º agosto

IstoÉDinheiro/Da: Reuters

Trabalhador com amostra de biodiesel em Iraquara (BA) (Crédito: REUTERS/Jamil Bittar)

 

O governo brasileiro decidiu elevar a mistura obrigatória do etanol anidro na gasolina e de biodiesel no diesel fóssil vendidos nos postos de combustíveis do país a partir de 1º de agosto, em medida que tem ampla aprovação dos produtores de biocombustíveis.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira, em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), afirmou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, durante cerimônia.

A partir da decisão do conselho de ministros para aconselhamento do presidente da República, a gasolina vendida nos postos de combustíveis terá a mistura de etanol anidro elevada dos atuais 27% para 30%, enquanto a mistura de biodiesel no diesel passará dos atuais 14% para 15%.

Mendes afirmou que o aumento da mistura dos combustíveis é medida importante para trazer estabilidade geopolítica ao Brasil e reduzir importações, citando o conflito Irã-Israel.

Dentre os efeitos, Mendes destacou que a elevação de mistura do etanol reduzirá o consumo de gasolina A (pura, sem adição de etanol) em até 1,36 bilhão de litros e aumentará o consumo de etanol anidro em até 1,46 bilhão de litros.

Com isso, o país deixará de ser importador líquido do combustível fóssil e terá um excedente exportável de 700 milhões de litros por ano, considerando os atuais níveis de produção nacional, afirmou o secretário.

“Por isso que essa medida é importante para a estabilidade geopolítica do Brasil, porque (reduz) a importação de combustível, nos tornamos mais resilientes a qualquer cenário internacional”, disse Mendes. “Estamos muito suscetíveis a impactos no preço ao não adotar políticas como as que estamos fazendo hoje.”

No caso do diesel, Mendes afirmou que o país importa 23% de diesel A (puro, sem mistura de biodiesel). Segundo ele, “a adoção da medida do B14 para o B15 é fundamental para a resiliência e para a segurança energética”.

O Ministério de Minas e Energia afirmou que o aumento da mistura de etanol na gasolina de 27% para 30% foi apoiado por testes que mostraram “desempenho consistente” e “benefícios ambientais reais”.

A decisão foi acompanhada pessoalmente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não integrante do colegiado.

Mistura no biodiesel cresce pela 2ª vez no ano

Em fevereiro, o CNPE havia decidido adiar o avanço da mistura de biodiesel a 15%, antes prevista para março, em meio a temores de que o aumento proposto pudesse elevar os preços dos alimentos e prejudicar os índices de aprovação do governo, algo contestado por grupos do setor.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), biocombustíveis como etanol e biodiesel desempenham um papel importante na descarbonização do setor de transporte global e na redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à queima de combustíveis não renováveis.

Além disso, verifique

Ata do Copom reconhece queda da inflação, mas não dá sinais de corte na Selic em janeiro

Resumo da reunião do Comitê de Política Monetária ressalta a estratégia de juros em 15% …