Por: ASCOM – PMSFI

A merenda escolar de São Francisco de Itabapoana alcançou um marco histórico do inico do ano letivo até agora: mais de 2 milhões de refeições já foram servidas aos alunos da rede municipal. O número leva em consideração os 118 dias letivos cumpridos até agora e uma média diária de 25 mil pratos distribuídos nas unidades escolares. Ao todo, são servidas por dia, nas creches, quatro refeições e nas escolas, três.
De acordo com a nutricionista responsável técnica da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), Juliana Barreto Nunes Cardoso, o cardápio oferecido aos estudantes é elaborado de forma criteriosa, seguindo as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e com participação de toda a equipe de nutricionistas da pasta.
“Os cardápios são planejados com base em alimentos in natura ou minimamente processados, atendendo às necessidades nutricionais dos alunos, respeitando a cultura alimentar da população e valorizando a diversificação agrícola da região”, explicou Juliana.
A nutricionista também destacou que, em conformidade com as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), alimentos com adição de açúcar, como achocolatados e mingaus, foram retirados do cardápio.
Segundo ela, a alimentação escolar tem papel fundamental não apenas para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, mas também para o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis. “A merenda contribui para o aprendizado e para a saúde dos estudantes, além de promover ações de educação alimentar que incentivam melhores práticas no dia a dia das famílias”, completou.
O compromisso da Prefeitura é cuidar das crianças não apenas no processo de alfabetização, mas também na oferta de uma alimentação saudável e de qualidade, que faz toda diferença no aprendizado e no desenvolvimento dos estudantes. Parte dos alimentos que chegam às escolas é fornecida pela agricultura familiar, o que garante produtos frescos e nutritivos para os alunos, ao mesmo tempo em que gera renda e fortalece os pequenos produtores locais.
Para o secretário de Educação, Gustavo Terra, e merenda escolar representa cuidado, atenção e saúde para todos os alunos. Ele disse ainda que garantir refeições balanceadas e nutritivas na escola significa contribuir para o desenvolvimento físico, a concentração nas aulas e importante ajuda no rendimento escolar.
— Com planejamento e dedicação, oferecemos alimentos variados e de qualidade, respeitando a cultura alimentar local e incentivando hábitos saudáveis desde a infância. A merenda escolar é um direito do aluno e um compromisso do município com a educação e com o futuro de nossas crianças e adolescentes.