SMECT realiza “Motivação Saeb” com foco nos alunos do 9º ano

Por: ASCOM – PMSFI

Divulgação – ASCOM – PMSFI

 

Cerca de 400 alunos de 16 escolas da rede municipal de ensino de São Francisco de Itabapoana se reuniram nesta terça-feira (23)no Cineteatro José Renato Cunha, na Secretaria de Educação, Cultura e Tecnologia (SMECT), para participarem do “Motivação Saeb”. O objetivo foi motivar os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Anos Finais para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prefeita Yara Cinthia participou do evento.

TODOS SAEB

O Saeb é um conjunto de avaliações externas realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil. O período de aplicação da prova é de 17 a 31 de outubro. Segundo a prefeita, o sistema de avaliação é de suma importância para o município, e os alunos têm uma participação essencial.

YARA SAEB

— Essa prova avalia a qualidade do ensino no município. Em 2019, São Francisco estava em último lugar em nível estadual. Nós saímos do último lugar e viemos para o 32º. Temos 92 municípios no estado do Rio e ultrapassamos 60, porque os alunos compreenderam a importância que tem essa avaliação. Quando o resultado sair, nossos alunos terão orgulho, pois fizeram parte desse processo de crescimento da Educação — disse Yara.

GUSTAVO SAEB

O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, ressaltou a importância da participação dos alunos na prova Saeb. “Esse é um momento importantíssimo, que vai mostrar o quanto vocês são especiais, pois não é só uma prova que irão fazer. O Saeb vai sinalizar o crescimento de vocês, o avanço da nossa rede e onde precisamos melhorar; e vocês são o bem mais precioso que temos. Agradeço muito a todos que vieram e peço o empenho de todos nessa avaliação. Aproveitem o momento para aprenderem bastante”, comentou o secretário.

PALESTRANTE SAEB

Durante o evento, os alunos participaram de uma palestra com William Borghetti, que falou sobre o tema “Adolescente não ouve, adolescente sente”. William é diretor do Instituto Brasileiro de Neurocomunicação e da Comunidade de Pais e Professores “Descomplicando a Adolescência”, além de aluno especial do mestrado em Neurociência e Cognição da UFABC e pós-graduado em Neurociência e Comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul.

William também é especialista em neurociência e comunicação, com foco no desenvolvimento cognitivo e emocional de adolescentes. Com uma sólida formação e mais de dez anos de experiência, desenvolveu o método “Amor, Limite e Estímulo (ALE)”, que visa a gerar conexão e compreensão profundas entre educadores e adolescentes.

Também participaram do evento, a subsecretária de Educação Kíssila Sobrinho, a coordenadora dos Anos Finais, Karla Barreto e a diretora do Departamento de Ensino, Renata Ramos Machado, além de diretores, professores e coordenadores.

MESA SAEB

Além disso, verifique

Educação com vários serviços na 22ª edição do Prefeitura em Ação em Morro do Coco

O programa de governo, que garante o acesso da população de regiões mais distantes da …