Índice de atividade econômica cai 0,20% em setembro e surpreende o mercado

IstoÉDinheiro/Da Reuters

Sede do Banco Central, em Brasília (Crédito: REUTERS/Adriano Machado)

 

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve queda de 0,20% em setembro sobre agosto, segundo dado dessazonalizado divulgado nesta segunda-feira, 17, em contração maior do que a esperada por economistas, confirmando tendência de desaquecimento da economia em meio aos juros elevados.
No terceiro trimestre, a atividade encolheu 0,9% sobre os três meses imediatamente anteriores, segundo o medidor do BC, considerado um sinalizador dos dados oficiais do Produto Interno Bruto (PIB). Economistas consultados pela Reuters esperavam retração de 0,10% no mês.
O dado de setembro se seguiu a uma alta de 0,4% do IBC-Br em agosto que havia interrompido três meses de retração da atividade.
“Esse resultado confirma a dinâmica de desaceleração da economia brasileira no terceiro trimestre, tendo em vista os efeitos da política monetária restritiva sobre o crédito, o consumo e os investimentos, somado com uma base de comparação elevada do primeiro semestre”, afirmou o economista Rafael Perez, da Suno Research.
O BC tem sinalizado a convicção de que a manutenção da taxa de juros em 15%, maior patamar em quase 20 anos, vai assegurar a volta da inflação à meta de 3%. Na ata da mais recente reunião de política monetária, divulgada na semana passada, os diretores reiteraram que a atividade econômica segue apresentando trajetória de moderação, conforme esperado.
A mais recente pesquisa Focus realizada pelo Banco Central mostrou nesta segunda-feira que os economistas mantiveram a expectativa de crescimento de 2,16% do PIB este ano, com desaceleração para alta de 1,78% em 2026.
O IBC-Br é construído com base em proxies representativas dos índices de volume da produção da agropecuária, da indústria e do setor de serviços, além do índice de volume dos impostos sobre a produção.

Além disso, verifique

Exportação de carne de aves recua em novembro, apesar de reabertura da China

No total, foram exportadas 214,60 mil toneladas de carne de frango in natura na segunda semana do …