Alcolumbre responde a Messias e diz que Senado fará sabatina ‘com absoluta normalidade’

 

Presidente do Senado resiste ao nome de Messias e defendia que o presidente Lula indicasse Pacheco

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou nesta segunda-feira (24) que a Casa cumprirá “com absoluta normalidade” todas as etapas previstas na Constituição para analisar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A declaração acontece em resposta à nota divulgada mais cedo pelo advogado-geral da União, indicado por Lula (PT) para a vaga aberta na Corte.

Alcolumbre disse receber “com respeito institucional” a manifestação de Messias. Ele reforçou que cabe ao Senado conduzir a sabatina e deliberar sobre o nome indicado.

“O Senado assim o fará, no momento oportuno, de maneira que cada senador e cada senadora possa apreciar devidamente a indicação e manifestar livremente seu voto”, afirmou.

Alcolumbre resiste ao nome de Messias e defendia que o presidente Lula indicasse o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um de seus aliados de primeira hora.

No comunicado de Messias, ele disse: “Durante um período significativo de minha carreira, fui acolhido pelo presidente Davi para trabalhar no Senado Federal, onde, próximo aos demais membros daquela Alta Casa Legislativa, aprendi a dimensionar a atividade política como um espaço nobre de definição de rumos e administração de conflitos em nossa sociedade”.

Com a nomeação formalizada, cabe ao parlamentar amapaense pautar a nomeação no plenário da Casa, onde são necessários 41 votos para que o advogado-geral da União seja aprovado para o STF.

Além disso, verifique

EUA declaram Maduro e altos oficiais venezuelanos como terroristas

Venezuela rejeita a designação e acusa EUA de promover “manobra de mudança de regime” Metrópoles/Maria …