Assistidos de abrigos concluem qualificação preparatória para mercado de trabalho

Certificados foram entregues pela primeira dama Tassiana Oliveira, durante formatura nesta segunda-feira, na Secretaria de Assistência Social e Cidadania

SECOM – PMCG – Por: Amaro Júnior – Foto: Vadinho Ferreira

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou nesta segunda-feira (1º) a formatura de assistidos dos abrigos Casa de Passagem e Manoel Cartucho que participaram do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), que oferece informações e orientações sobre direitos, oportunidades, potencialidades e desenvolvimento de habilidades sobre o mercado de trabalho. A primeira-dama Tassiana Oliveira, junto do secretário de Assistência Social, Rodrigo Carvalho, prestigiou o evento.
A capacitação dos acolhidos tem como intuito direcioná-los para vagas do Programa Acolhe Campos, criado através de lei municipal sancionada em 2021, que propõe às concessionárias de serviços públicos a destinação de até 5% de suas vagas de emprego às pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da SMASC.
Para a primeira-dama, a entrega de certificados foi um momento muito especial e de comprovação da importância do trabalho que é realizado com a população em situação de rua no município.
“Eu acho que o prefeito Wladimir Garotinho estaria muito feliz de estar aqui hoje, vendo o trabalho realizado para pessoas que precisam de uma atenção especial, vendo que a nossa cidade caminha de acordo com a lei, que é a da garantia de direitos. Hoje é um dia muito feliz. A gente tem uma equipe muito boa, Rodrigo (secretário), Grazi (subsecretária adjunta de Assistência Social, Graziele Gonçalves) e toda a equipe técnica, e todos são incansáveis, porque tem essa preocupação de buscar um futuro de qualidade para nossos assistidos. Só tenho a dizer parabéns a todos que conquistaram esse certificado hoje”, comemorou Tassiana.
Segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, essa será a primeira de muitas turmas de acolhidos que serão preparados para o mercado de trabalho. “Hoje certificamos 12 e eu tenho certeza que eles serão exemplos para outros assistidos, assim como eu acredito que em breve eles estarão conquistando suas vagas de emprego. O Acolhe Campos foi um programa pensado e criado com muitas mãos, idealizado com todo cuidado pelo prefeito Wladimir Garotinho, e é mais uma prova do cuidado que esse governo tem com a população, principalmente com as pessoas que estão mais vulneráveis”.
A cerimônia de entrega dos certificados também contou com a presença da subsecretária adjunta de Assistência Social, Graziele Gonçalves, que acompanhou todo o processo do Acessuas Trabalho. O secretário de Qualificação e Emprego, Vinícius Madureira, também prestigiou a formatura e aproveitou o momento para apresentar os cursos e serviços oferecidos pela pasta.
Elis Sanmes, que participou das oficinas e recebeu o certificado, agradeceu pela oportunidade. “Eu quero agradecer a vocês por essa oportunidade, a Grazi que é incansável na nossa garantia de direitos. A Rodrigo pelo empenho. Só quem tá dentro do Manoel Cartucho, que convive, sabe a nossa força de vontade, de querer mudar a nossa história”.
Representando o Departamento de Programas e Projetos, que conduziu as oficinas, o subsecretário executivo de Assistência Social, Fagner Azeredo, também participou da entrega dos certificados.

Além disso, verifique

No Dia Nacional do Samba velhas-guardas das escolas são consideradas Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro

Por: Ultima Hora   Agora é lei! O governador Cláudio Castro sancionou hoje a lei …