Localizado ao lado da UPA, equipamento da Assistência Social atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados
SECOM – PMCG – Por: Éder Souza – Foto: César Ferreira

O prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (11), a nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Guarus. Localizado na Avenida Carlos Alberto Chebabe, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social atende famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.
No discurso de inauguração, o prefeito destacou a importância do CREAS para famílias e pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, da localização e da construção do novo espaço para abrigar os serviços ofertados pelo equipamento.

“O CREAS recebe as pessoas que passaram por alguma situação de violência ou abuso, de violação de direitos, e que, depois, são encaminhadas para os serviços da Prefeitura, como acolhimentos ou algum tipo de tratamento. Hoje nós temos dois CREAS em Campos, um atendendo a região central e outro em Guarus. O que está sendo inaugurado hoje está em uma posição estratégica e vai poder atender toda Guarus e região norte de Campos. É uma obra do governo para as pessoas, para a população, sobretudo a que vive em situação de vulnerabilidade. Queria agradecer ao ex-deputado Marcão Gomes e atual secretário de Patrimônio, porque essa obra foi feita por meio de uma emenda enviada por ele no governo anterior ao nosso. Nós não podíamos perder essa verba. Nós identificamos o recurso, resgatamos e fizemos essa obra de extrema importância”, contou Wladimir.
Construída em um terreno amplo e contando com mais de 10 cômodos, a nova unidade do CREAS conta com recepção, salas de atendimento, salas multiuso, copa e banheiros, entre outros espaços. As obras fazem parte das ações de reestruturação da rede de assistência social no município, com o objetivo de garantir melhor atendimento aos usuários e condições de trabalho aos profissionais.

O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Rodrigo Carvalho, disse que a inauguração da nova unidade do CREAS representa um marco da Política de Assistência no município. “É um espaço importante para a Política de Assistência Social voltado para as pessoas que, infelizmente, foram vítimas de violação de direito. A gente saiu da rua Joaquim Mota Vilar, que era um imóvel alugado, e veio para um imóvel próprio, de fácil acesso, na margem da BR e ao lado da UPA. Vai ser mais fácil ainda para a população acessar o serviço. Essa inauguração é um marco na nossa história, na cidade de Campos”, disse o secretário.
“Essa foi mais uma inauguração do governo do prefeito Wladimir Garotinho, que trabalha pela população e entrega resultados que a população quer. Gostaria de parabenizar as equipes da Secretaria de Assistência Social, que atendem milhares de pessoas por ano. Agora, com esse CREAS, os atendimentos serão ainda mais humanizados, porque cada pessoa é única e suas histórias são únicas”, destacou o secretário de Casa Civil, Suledil Bernardino.

“Hoje celebramos não apenas a entrega deste novo espaço, mas também o compromisso contínuo de nossa gestão em oferecer mais dignidade, cuidado e possibilidade de uma vida para a nossa população. Quero registrar meu agradecimento especial ao nosso prefeito Wladimir Garotinho, pois a dedicação e visão tem possibilitado avanços significativos em nossa cidade”, ressaltou.

No CREAS são ofertados os seguintes serviços: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); Serviço Especializado em Abordagem Social e Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. A coordenadora do equipamento, Marta Vaz, ressaltou a importância do equipamento como espaço de acolhimento à população em situação de vulnerabilidade social.