O Carnaval já está à porta, mas com a saúde não dá para brincar. Por isso, uma grande ação preventiva foi realizada pela Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (12), na Praça da Boca do Mato, em Cabo Frio.
O evento contou com a participação das equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Monte Alegre, Boca do Mato e Porto do Carro, além do Ambulatório Demétrio Campos, com o apoio do CRAS de Monte Alegre e a parceria do Projeto Albatroz, entidades sociais e associações comunitárias.
A mobilização “Carnaval Seguro”, voltada à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e à promoção da saúde, registrou cerca de 130 atendimentos ao longo da manhã e parte da tarde. Entre os serviços oferecidos estiveram testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, medição de glicose e aferição de pressão, entre outros procedimentos.
Durante a ação, também houve distribuição de preservativos e atendimento com assistentes sociais e psicólogos. Às vésperas da folia, o bloquinho do CRAS garantiu a animação de adultos e crianças da região.
“Chamamos essas ações de extramuros, quando levamos procedimentos, testagens e orientações para as praças e outros locais onde há grande concentração de pessoas. É muito importante reforçar sempre a prevenção, como estamos fazendo aqui”, explicou a enfermeira Aline Lima.