Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo

Os certificados foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante a solenidade que aconteceu nesta sexta

SECOM – PMCG – Por: Mário Sérgio Junior – Foto: César Ferreira

Foi realizada nesta sexta-feira (20) a formatura da primeira turma do 1º Curso de Armamento e Tiro para o porte funcional da Guarda Civil Municipal (GCM). Os certificados foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho, durante a solenidade que aconteceu na sede administrativa da GCM. Ao todo, 23 guardas se formaram. Na ocasião, também foram entregues seis novas motocicletas e outros equipamentos que auxiliarão no reforço da segurança pública de Campos.
“A legislação federal garante que as guardas municipais podem, sim, se transformar em polícia municipal e trabalhar no trabalho ostensivo, no patrulhamento e também na proximidade com o cidadão. Então, estamos aqui dando a nossa contribuição. É um sonho da corporação. Eu estou vendo o sorriso estampado no rosto dos agentes. Nessa primeira turma são 23 agentes formados, mas vamos dar sequência formando novos agentes, e o Poder Público Municipal contribuir na segurança pública e em melhor qualidade de vida da cidade de Campos”, declarou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira.
O comandante da GCM, Wellington Levino, integrou a primeira turma formada e destacou que Campos é o primeiro município da região a estar armada.
“Aqui na nossa região Campos é o primeiro município a poder portar a arma de fogo. No país, nós somos a terceira guarda municipal que vai estar com o novo regramento da IN (instrução normativa) 310, da Polícia Federal. Então, para nós, foi um grande avanço, uma grande conquista e um desafio. Esse desafio foi prazeroso, porque nós vencemos”, afirmou.
Oradora da primeira turma, a guarda civil Priscilla Ribeiro destacou a conquista de ser uma das três mulheres que concluíram o curso.
“Por trás de toda a conquista, tem muito trabalho, tem muito empenho. Vivemos um momento de transformações, quebra de paradigmas. Porque não é apenas chegar e armar a instituição. É toda uma mudança de cultura, é todo um treinamento e uma capacitação que não é simples. A arma de fogo está diretamente ligada à proteção da vida. O bem maior que nós temos é a vida. E a arma de fogo, ela está aqui não para ser usada como instrumento de poder. Ela está aqui para ser usada como instrumento também de prevenção e de cuidado na vida do ser humano”, comentou.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Rodrigo Ibiapina, ressaltou que o armamento da Guarda representa um reforço na sensação de segurança da população.
“É um processo criterioso, detalhado, complexo, trabalhoso, e que vai, obviamente, com todo esse aspecto, trazer mais qualidade, dando habilitações aos agentes. O porte de arma vai fazer com que a Guarda aja em apoio às outras instituições de segurança que já atuam na Segurança Pública. E isso vai trazer, realmente, uma sensação de segurança”, disse.
Também presente na solenidade, o deputado licenciado e secretário estadual de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, lembrou das batalhas enfrentadas, junto com o prefeito Wladimir Garotinho, por mais valorização da Guarda.
“A minha história e a história do prefeito Wladimir não começaram recentemente, é uma história de muita luta, de vários projetos de lei na Assembleia Legislativa do Estado para que a gente pudesse dar o verdadeiro significado que a Guarda Municipal merecia. Eu não poderia deixar de estar aqui hoje, porque sempre foi um sonho nosso poder armar a Guarda. Sempre foi um sonho nosso dar esse protagonismo dentro da Segurança Pública para a Guarda Civil Municipal”, afirmou.
A formatura também contou com representantes do Exército do Brasil, da Polícia Federal, da Polícia Civil e da Polícia Militar, além de secretários municipais, vereadores e representantes de outros municípios da região.
Novos equipamentos
Em relação às novas motocicletas, Levino explicou que os equipamentos fazem parte de um projeto da corporação que possibilitou a liberação de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, destinados à aquisição de 50 câmeras corporais, três viaturas SUV e seis motocicletas, com foco principal na segurança das escolas.
O material será empregado no Patrulhamento Escolar e na Ronda Escolar, ampliando a presença ostensiva da Guarda Civil Municipal e garantindo mais segurança para alunos, profissionais da educação e toda a comunidade escolar de Campos dos Goytacazes.

Além disso, verifique

Carnaval 2026 de Cabo Frio registra balanço positivo com atuação integrada dos serviços municipais

Foram cerca de 120 atrações nas seis estações oficiais e mais de 60 blocos nas …