Onda de calor em Buenos Aires: fenômeno traz temperaturas recordes e perdas para agricultura (Getty Images/ALEJANDRO PAGNI/AFP via Getty Images)

Não é só no Brasil: onda de calor de 45º atinge Argentina e Uruguai

Onda de calor em Buenos Aires: fenômeno traz temperaturas recordes e perdas para agricultura (Getty Images/ALEJANDRO PAGNI/AFP via Getty Images)
Alguns países da América do Sul estão vivendo uma onda de calor inédita, segundo o Instituto de Meteorologia da Argentina. Nos últimos dias, foram registradas temperatura de 45ºC na Patagônia, centro e norte da Argentina. “Países como Argentina, Uruguai e Brasil estão experimentando os dias mais quentes da história recente”, disse a meteorologista Cindy Fernández, do serviço meteorológico de Buenos Aires.
Uma das principais causas do fenômeno é a formação de uma massar de ar quente sobre a Argentina. A radiação solar também aumentou, em meio a um contexto de seca no sul do continente.
Em Buenos Aires, foi batido o recorde de calor dos últimos 27 anos, com temperaturas ao redor de 43ºC na segunda semana do mês. O Uruguai registra o mesmo fenômeno, com os termômetros chegando a 45ºC.  Na Argentina, cidades como Córdoba, Punta Indio, Las Flores, El Palomar e San Fernando atingiram a temperatura mais alta dos últimos 50 anos.
No Brasil, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as mais afetadas. Os termômetros têm marcado máximas de 35ºC na capital paulista, consequência da formação de uma forte massa de ar quente. O calor deve continuar durante toda a semana. Enquanto isso, o Rio segue sem previsão de chuva e temperaturas intensas.

 

 

Por: Redação

Além disso, verifique

Papa pede diálogo direto entre Rússia e Ucrânia e chama atenção para crise em Gaza

Em mensagem de Natal, pontífice também fez apelos pela América Latina, migrantes e populações afetadas …