Ações na segurança pública realizadas no fim de semana
14/02/202254 Visuzalicações
Da: Redação – SECOM -SJB
Divulgação – SECOM – SJB
Ações integradas com as forças de segurança continuam sendo realizadas em São João da Barra para garantir a tranquilidade da população e dos visitantes. Com a coordenação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), operações são intensificadas nos fins de semana, quando o litoral sanjoanense recebe um grande número de pessoas.
No último fim de semana, a atuação foi em diversas frentes, sendo a principal com a Fiscalização e Posturas. Em conjunto com a Guarda Civil Municipal e policiais da 5ª CIA do 8º Batalhão de Polícia Militar, foi realizada uma operação para coibir som além do volume permitido em veículos, estabelecimentos comerciais e residências. Os agentes atuaram também na fiscalização dos ambulantes, que foram cadastrados com QR Code, e das casas de shows.
A “Operação de Vasculhamento” foi realizada por duas viaturas do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em áreas de maior incidência de crimes, além da atuação em quadriciclos na faixa de areia. Durante patrulhamento de rotina na tarde de domingo, 13, policiais militares do Proeis prenderam um homem de 26 anos na Avenida Liberdade, em Grussaí, após arremessar uma pedra contra um ônibus da empresa Expresso Sanjonaense, que faz o transporte municipal gratuito.
No sábado, 12, e no domingo, 13, foram realizadas operações na ponte de Grussaí com a atuação da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar com a abordagem a veículos, fiscalização e revista, além da atuação do Polícia Rodoviária Federal na BR-356 e do BPRV nas rodovias estaduais. Somente neste fim de semana foram 39 notificações emitidas, a maioria delas pelo não uso do cinto de segurança.
Três salvamentos foram realizados pela equipe da Defesa Civil Municipal, que atua com 44 guarda-vidas nos 32 quilômetros de orla marítima para garantir a segurança dos banhistas. Além disso, os agentes realizam o trabalho de acesso ao mar de pessoas com deficiências físicas com cadeiras anfíbias, através das passarelas de acessibilidade.
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito realiza trabalho de organização, orientação e no auxílio na travessia de pedestres, principalmente nos acessos às praias com 20 agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).