Vinícius Schmidt/Metrópoles

“Agora estou livre”, diz moradora do DF repatriada da Cisjordânia

Avião da FAB trouxe de volta ao Brasil 32 cidadãos que estavam na Cisjordânia, uma das zonas afetadas pelo conflito entre Israel e HamAS

Metrópoles / Jéssica Ribeiro, Francisco Dutra

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Em meio a uma onda de muita emoção, um grupo de 32 brasileiros resgatados da Cisjordânia desembarcou em Brasília, na manhã desta quinta-feira (2/10). Os repatriados foram retirados da Palestina após uma longa articulação diplomática e transportados à capital federal em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Entre eles, há uma brasiliense.
Ao Metrópoles Nazmieh Mohamed, 72 anos, disse sentir, principalmente, alívio após voltar para casa. “Agora, estou livre. Graças a Deus. Eu estava com muito medo em Israel. Tinha muitos adultos e muitas crianças morrendo lá”, lamentou.
A moradora do Gama contou que estava na Palestina para visitar parentes; então, o conflito na região se intensificou, com bombardeios frequentes. “Tem muito brasileiro na Faixa de Gaza e ninguém está seguro lá. É pela graça de Deus que estamos aqui hoje”, ressaltou Nazmieh.
O resgate desses brasileiros se deu por via terrestre, inicialmente, por meio do aluguel de um ônibus. Trinta e duas pessoas, de 12 famílias, foram resgatadas pelo coletivo: 12 homens, nove mulheres e 11 crianças. Entre os adultos, há seis idosos e dois cadeirantes.
Três veículos alugados pela Representação Brasileira em Ramala conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó. Lá, o grupo fez os trâmites migratórios necessários e cruzaram a fronteira com a Jordânia.
Na sequência, os brasileiros embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo federal até Amã, capital do país, e viajaram por pouco mais de uma hora até o Aeroporto Internacional Queen Alia.
A aeronave presidencial da FAB VC-2 decolou da Jordânia às 16h50 (horário local), nessa quarta-feira (1º/11), até a Base Aérea de Brasília.
Brasileiros resgatados
O Itamaraty informou que mais de 2 mil cidadãos brasileiros que moravam na zona de conflito pediram a repatriação. Até o momento, o governo federal resgatou mais de 1,4 mil pessoas e encerrou a primeira fase da maior operação desse tipo feita em áreas de risco.
Com a chegada desse voo, o Brasil resgatou 1.445 passageiros passageiros, em oito voos que partiram de Israel e da Jordânia, todos comandados pela FAB.
A força-tarefa, intitulada Operação Voltando em Paz começou após Israel declarar guerra contra os extremistas do Hamas. Falta, ainda, repatriar um grupo de brasileiros que segue na Faixa de Gaza, impedido de chegar à passagem de Rafah para o Egito.

Além disso, verifique

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país

Projeção para fevereiro traz alerta para a Região Sul Por: Agência Brasil   O mês …