Foto - Arquivo

Aneel alerta que capacidade dos reservatórios das hidrelétricas pode ficar abaixo de 19%

Foto – Arquivo

Representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse nesta quarta-feira (08) aos deputados da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara que a capacidade geral dos reservatórios das usinas hidrelétricas pode ficar abaixo do mínimo de 19% registrado na crise de 2014. Hoje está em 28,8%. Especialistas presentes na audiência disseram que o governo agiu tarde diante da falta de chuvas.

Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Geração da Aneel, Gentil Nogueira disse que a redução da capacidade abaixo de 19% ainda está dentro das possibilidades de operação do sistema e que o governo tem tomado medidas para contornar a crise. Ele explicou que o sistema hidrelétrico Sudeste/Centro-Oeste gera 70% da energia desta fonte, mas que hoje os seus reservatórios estão com 20,91% da capacidade.

O técnico da Aneel afirmou que o aumento da quantidade de linhas de transmissão de 2001 para cá permite que seja levada energia do Nordeste, que está com uma capacidade mais alta, para o restante do país. Ele afirmou que o uso de usinas térmicas começou em outubro de 2020 e que 99 novas usinas de vários tipos estão na pauta para este ano. Uma delas, a GNA1, no Rio de Janeiro, entra em operação ainda este mês. Mas explicou que as 750 usinas eólicas do país, por exemplo, geram menos que a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Por: Redação

Fonte: Agência Câmara

Além disso, verifique

Inmet prevê onda de calor e temperaturas acima da média no país

Projeção para fevereiro traz alerta para a Região Sul Por: Agência Brasil   O mês …