O levantamento indica que 56% dos americanos reprovam as ações de Trump à frente do governo americano
Por: Jovem Pan/EFE

Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Angus Reid mostra que apenas 37% dos americanos aprovam a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o primeiro ano de seu segundo mandato.
O levantamento indica que 56% dos americanos reprovam as ações de Trump à frente do governo americano.
Apenas em dois dos 17 temas que fizeram parte da pesquisa Trump recebeu mais aval do que reprovação: a redução da chegada de migrantes na fronteira com o México e os rendimentos da bolsa.
O tema que mais gera descontentamento entre os americanos é o custo de vida, com reprovação de 70% dos entrevistados, seguido pela gestão do caso do financista pedófilo Jeffrey Epstein, o custo da saúde e as ameaças de anexação da Groenlândia.
A pesquisa, realizada de 16 a 20 de janeiro, ouviu 1.838 americanos e tem margem de erro de 2% e revela que, enquanto 93% dos republicanos que se consideram seguidores do movimento MAGA (Tornar os EUA Grandes Novamente) aprovam a gestão do presidente, o número cai para 63% entre os conservadores que não fazem parte dessa corrente.
Entre os eleitores independentes, Trump tem apenas a aprovação de 18%, enquanto entre democratas o índice é de 6%.
O fechamento da fronteira com o México, a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e as ações dos agentes de imigração nas ruas do país são as ações de Trump que mais geram aval dos republicanos.
Mas os conservadores não identificados com o MAGA se mostram críticos em relação à gestão do sistema de saúde e ao custo de vida. Quanto ao primeiro tema, 43% dos republicanos que não são apoiadores do MAGA se mostram desencantados com Trump. Sobre o custo de vida, o número de descontentamento aumenta para 53%.
Esse grupo de conservadores também se distancia de Trump em relação à gestão do caso Epstein e às ameaças de anexação da Groenlândia.
Mas as críticas também se estendem à oposição. Apenas 21% dos americanos aprovam o trabalho realizado pelos democratas durante os primeiros 12 meses do segundo mandato de Trump, e 64% o criticam.
Mesmo entre os próprios eleitores democratas, os descontentes com seu partido superam os que estão satisfeitos: 50% contra 41%.
*EFE
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL