Mudança em publicação chama atenção após desentendimento nos bastidores
Metrópoles/Fábia Oliveira

O remake de Vale Tudo, novela das 9 da Globo exibida no ano passado, foi o grande vencedor do prêmio internacional Rose d’Or Latinos 2026, na categoria de melhor telenovela.
A trama, assinada por Manuela Dias, disputou o troféu com A Fazenda (Portugal), Escupiré sobre sus Tumbas (Colômbia), La Encrucijada (Espanha), La Substituta (Colômbia) e Paulo, o Apóstolo (Brasil).
O post de Manuela Dias
Nas redes sociais, a autora celebrou a conquista. “Ontem ganhamos o Rose D’Or Latino de melhor telenovela! Tanto a agradecer aos parceiros de jornada, à Globo por apostar e acreditar e a todos que assistiram e estiveram com a gente nesses 173 capítulos!”, escreveu Manuela Dias.
A publicação reuniu fotos do elenco, mas um detalhe acabou chamando atenção.
Diferentemente de uma postagem anterior sobre a novela, em que Taís Araújo foi ignorada e não apareceu em nenhuma das 19 imagens compartilhadas, desta vez a autora incluiu registros da atriz ao lado dos demais integrantes do elenco.
No final do ano passado, Manuela havia publicado um carrossel com 19 fotos do elenco, agradecendo pela parceria ao longo do ano. No entanto, a protagonista Raquel Acioli não apareceu em nenhuma das imagens, o que gerou repercussão nas redes sociais.
Na época, a autora foi alvo de críticas por supostamente “excluir” Taís Araújo de uma homenagem à novela no fim do ano passado, reacendendo a polêmica envolvendo as duas.
A atriz teria relatado que vinha sendo cobrada por integrantes de movimentos negros, que apontavam uma associação da protagonista a estereótipos ligados à pobreza e ao sofrimento de pessoas negras. A conversa teria evoluído para uma discussão após a autora discordar das críticas apresentadas.
Denúncia ao compliance
Após o episódio, Taís Araújo apresentou uma queixa ao compliance da Globo, motivada pelo descontentamento com o direcionamento da personagem.
A intenção, segundo a publicação, era propor reflexões sobre a representação de pessoas negras nas novelas da emissora. Ainda de acordo com o jornal, a atriz também teria apontado uma perda de espaço de sua protagonista na trama.
Pouco tempo depois, Taís concedeu entrevista à revista Quem, na qual falou sobre o rumo da personagem. A declaração teria desagradado Manuela Dias, que, por sua vez, entrou com uma denúncia interna alegando que a atriz teria quebrado o código de conduta da Globo.
Desde então, as duas não mantêm contato. Fontes próximas à atriz afirmam que ela não guarda mágoa da autora e que seu objetivo segue sendo ampliar o debate sobre a representação de pessoas negras nas telenovelas da emissora.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL