Baixa adesão ao Sistema de Alertas preocupa Defesa Civil
10/02/2025
6 Visuzalicações
Órgão orienta que população deve fazer cadastro via SMS para receber alertas meteorológicos
SECOM – PMCG – Por: Heitor Castelo Branco – Estagiário – Foto: Rodrigo Silveira
![](https://informativofluminense.com/wp-content/uploads/2025/02/11zon_resized-2025-02-10T131917.293.jpg)
Com apenas 7% da população de Campos cadastrada, a Secretaria Municipal de Defesa Civil reforça a necessidade da adesão ao Sistema de Alertas de Desastres Naturais. O serviço, oferecido gratuitamente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é um mecanismo de prevenção a eventos extremos e funciona através do envio de SMS com alertas meteorológicos da região cadastrada.
Para fazer o cadastro, as pessoas devem enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP do local onde reside. O CEP deve conter apenas números, sem espaços e sem símbolos. Após esse procedimento, basta aguardar uma mensagem de confirmação. O serviço é gratuito e não possui custos adicionais.
![](https://campos.rj.gov.br/app/admin/assets/noticias/docs/c924cb0ea5ab57db745c77ee722d881b.jpg)
“Esse cadastramento é extremamente importante, pois através do Centro de Monitoramento da Defesa Civil de Campos nós conseguimos emitir, de acordo com o CEP onde a pessoa reside, um alerta sobre possíveis eventos extremos que venham a ocorrer naquela região”, explicou Antônio Ivo Gomes Barbosa, coordenador de Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Defesa Civil.
Através do Sistema de Alertas, a Defesa Civil consegue prevenir a população no caso de ocorrências mais graves, que possam causar estragos e danos.