Divulgação - SECOM - SJB

Caminhando com Saúde é retomado em Atafona

Divulgação – SECOM – SJB
O projeto Caminhando com Saúde foi retomado nesta quarta-feira, 26, em Atafona, em São João da Barra. A proposta é oferecer mais qualidade de vida a idosos, hipertensos e diabéticos por meio de atividades físicas e acompanhamento médico direcionado. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Geral da Atenção Básica e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf).
O projeto consiste em um espaço específico para trabalhar com as características desse grupo. As atividades em Atafona acontecem às terças-feiras, às 7h com atividades físicas, e às sextas-feiras, às 8h com pilates, no salão do Santuário de Nossa Senhora da Penha.
Estavam presentes os participantes depois de quase dois anos afastados devido à pandemia da Covid-19. “Foi um momento de reencontro. Todos estavam muito ansiosos por esse dia e foi gratificante vê-los de volta. Infelizmente, perdemos alguns integrantes para a Covid-19”, contou o educador físico do Nasf, Regys Silva.
A coordenadora de Atenção Básica, Keth Ferandes, ressalta que a Secretaria Municipal de Saúde vai levar a ação às demais áreas do município com cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). “Na próxima semana o projeto estará disponível na sede, Cajueiro, Barcelos e Grussaí. Os interessados devem procurar as ESFs para fazer as inscrições e a avaliação física para participar das atividades, que também serão realizadas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e, às sextas-feiras, no Centro Municipal de Práticas Integrativas”, explicou.
Para Ana Beatriz da Silva Amaral, foi uma alegria estar de volta ao programa. “Sentimos muita falta das atividades. Estar aqui é uma terapia para o corpo e para a mente”, enfatizou.
Prêmio – O Projeto Caminhando com Saúde foi premiado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz em 2017 na 5ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas Estaduais e Municipais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Com foco na promoção de atividade física na terceira idade para melhorar a qualidade de vida, a iniciativa foi a única do estado do Rio de Janeiro na ocasião.

 

 

 

Por: Redação
SECOM – SJB
Compartilhar

Além disso, verifique

Prefeitura e Polícia Militar firmam convênio para abastecimento de viaturas

Por: SECOM – SJB   A Prefeitura de São João da Barra e a Polícia …