Campos sedia oficina sobre atualização da Atenção Primária à Saúde
02/07/2025
7 Visuzalicações
A discussão girou em torno das novas diretrizes e indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde para avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS)
SECOM – PMCG – Por:Valquiria Azevedo – Foto: Guilherme Giró e Valquíria Azevedo / Divulgação

Campos sediou a Oficina Regional de Atenção Primária à Saúde promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (COSEMS RJ), nessa terça-feira (1). A discussão girou em torno das novas diretrizes e indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde para avaliação da Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação, ministrada pelo assessor técnico do COSEMS RJ, Luli Paiva, aconteceu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC) e reuniu secretários de Saúde, coordenadores e equipes técnicas da APS, dos municípios da Região Norte, como Campos, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que Campos é um polo de referência em assistência à saúde, sendo um ponto central para a organização e disseminação de informações essenciais como as novas regras, novos indicadores e nova sistematização de avaliação das ações da Atenção Primária à Saúde.
“Discutimos os indicadores múltiplos que agora são mais de 15 que determinam o grau de assistência e como ela vem sendo prestada na Atenção Primária à Saúde. A oficina foi um grande passo para organizar, publicizar, trazer conhecimento para que pudéssemos discutir com a assessoria técnica do COSEMS, que são pessoas bastante experientes nessa área, inclusive na interlocução com o Ministério da Saúde. Os participantes saíram motivados e mais bem informados, prontos para implementar as estratégias discutidas, alinhadas às novas diretrizes ministeriais. A capacitação representa um avanço significativo na busca pela excelência na saúde pública local”, destacou Paulo Hirano.
A médica da Estratégia Saúde da Família, que irá assumir a subsecretaria de Atenção Primária à Saúde, Ana Carolina Xavier, explicou que o mais importante desse encontro foi poder avaliar os diferentes eixos que, dentro da Atenção Primária, são chamados de linha de cuidado que preza pela integralidade da assistência à população em todas as fases da vida.
“Quando a gente olha para a saúde da criança, do idoso, da mulher, a saúde bucal, e entende o que precisa ser priorizado dentro desse olhar, a gente vai entendendo que a Atenção Primária é um grande espaço que vai concentrar o cuidado integral, mas também o cuidado transdisciplinar. Isso convoca a gente a olhar a Atenção Primária e a priorizá-la dentro dos investimentos públicos, a destacá-la dentro da cidade, porque ainda existe um olhar muito centrado nos hospitais, que acaba desconsiderando a importância das unidades básicas estruturadas e equipadas para oferecer esse cuidado integral à população. Uma população bem assistida na base adoece menos e acessa menos os hospitais. É uma forma de cuidar com equidade, promovendo saúde e não apenas tratando doenças. Também precisamos avançar na informatização, capacitar os profissionais para o uso qualificado dos dados e preparar o município para os desafios da telemedicina, que será uma ferramenta fundamental para ampliar o acesso de quem enfrenta barreiras territoriais ao atendimento de qualidade”, destacou Ana Carolina.
A Oficina Regional de Atenção Primária à Saúde faz parte do projeto COSEMS RJ na estrada: Caminhos da Atenção Primária à Saúde, que teve início no dia 30 de junho e segue até o dia 4 de julho. A Região Noroeste foi a primeira a receber a ação, na segunda-feira (3). Nesta terça-feira, chegou a vez da Região Norte, quando reuniu representantes dos nove municípios e o apoiador regional D’Stefano Marcondes. Na quarta-feira (2), será a vez da Região Serrana. Posteriormente será a vez das Regiões Metropolitana e Baixada Litorânea.