Carnaval 2026: setor de turismo bate recorde de contratações, diz pesquisa

Segmento de Hospitalidade cresceu 32% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior

Gisele Farias, colaboração para a CNN Brasil, São Paulo
Contratações no setor de Hospitalidade cresceram 32% em janeiro, em comparação ao mesmo período de 2025, mostra estudo • Carlos Fabal/Getty Images

Carnaval de 2026 impulsionou um recorde de contratações no setor de turismo, com máximas na oferta de emprego. Segundo levantamento da plataforma Gupy, o setor de Hospitalidade cresceu 32% em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No final de 2025, a movimentação no mercado de trabalho – que indica uma preparação antecipada de hotéis e pousadas para a alta demanda sazonal – já havia ganhado tração.

As contratações no setor de Transporte e Logística acompanharam esse ritmo positivo, encerrando o último ano com uma alta de 11%, mostrou ainda o levantamento.

Na contramão, o segmento de Alimentos e Bebidas registrou retração de 9,5% no ano, com queda acentuada de 18,5% no quarto trimestre. A crise de falsificação de bebidas alcoólicas com metanol deve ter impactado o setor, freando as contratações na reta final do ano, apontou a Gupy.

Além disso, segundo Guilherme Dias, CMO e cofundador da plataforma, o cenário atual redefine os picos de contratação tradicionais e essa antecipação deve se repetir ainda em 2026.

“Com a Copa do Mundo chegando, o RH vai precisar contratar e treinar os times ainda no primeiro semestre. Apostar em agentes de IA para acelerar esse recrutamento não é mais um diferencial, é a única forma de escalar a operação a tempo dos próximos eventos”, explica o executivo.

Como um todo, o índice de atividades turísticas no Brasil teve expansão de 0,2% em dezembro frente ao mês anterior, acumulando em 2025 ganho de 4,6%, segundo dados do setor de serviços, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Curtir o Carnaval ficou 80% mais caro em uma década

Outro estudo mostrou um fator que pesou os bolsos dos consumidores durante a folia. Os produtos relacionados ao Carnaval no Brasil ficaram 79% mais caros em 2026, segundo levantamento da Rico.

Essa variação nos valores superou, inclusive, a inflação no país nos últimos 10 anos. Durante o período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou uma alta de 64,77%, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De acordo com o analista de research da Rico, “este aumento de preços tende a seguir a inflação, mas, quando relacionamos com a renda total do consumidor, não há um acompanhamento.”

Além disso, verifique

Fazenda vê fim da 6×1 maduro no Congresso, mas texto pode afastar governo

Dependendo do formato da Proposta de Emenda à Constituição, até o Executivo poderia pular fora …