O que Berta Loran disse durante sua última novela na Globo há 6 anos? Saiba tudo!
Purepeople/Por: Rafael Munhos | Novelas e TV

A morte de Berta Loran, aos 99 anos, na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro, deixou um vazio na teledramaturgia brasileira. Dona de papeis irreverentes e quase sempre focados na comicidade, a atriz esbanjava leveza e vitalidade.
Berta Loran tinha mais de 70 anos de carreira. Entre os grandes trabalhos estavam os programas humorísticos ‘Riso Sinal Aberto’ (1966), ‘Balança Mas Não Cai’ (1968), ‘Faça Humor, Não Faça Guerra’ (1970), ‘Satiricom’ (1973), ‘Planeta dos Homens’ (1976), ‘Escolinha do Professor Raimundo’ (1990), ‘Zorra Total’ (1999) e ‘A Grande Família’ (2012).
Nos últimos anos, destacou-se nas seguintes novelas: ‘Amor com Amor se Paga’ (1984), ‘Cambalacho’ (1986), ‘Cama de Gato’ (2010), a segunda versão de ‘Ti-Ti-Ti’ (2011) e ‘Cordel Encantado’ (2011).
A última novela feita por Berta Loran foi ‘A Dona do Pedaço’, em 2019. No folhetim assinado por Walcyr Carrasco, a veterana fez uma participação especial como Dinorá, mãe do irmão bastardo de Eusébio (Marco Nanini).
Na época, aos 93 anos, a atriz fez uma revelação surpreendente sobre futuro profissional: “Estou animadíssima, muito feliz por terem me chamado. Vou trabalhar até os 120 anos. Fiz um contrato com Deus, quero viver até essa idade com saúde e sem dores“, disse ela para o Gshow.
A informação sobre a morte da atriz, nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, foi divulgada nesta segunda a partir do comunicado do Hospital Copa D´Or, na zona sul do Rio de Janeiro.
“O Hospital Copa D’Or informa, com pesar, o falecimento da Sra. Berta Loran na noite de domingo (28) e se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL