Cultura de SJB representada na Rio Artes 2025

Por: SECOM – SJB

Divulgação – SECOM – SJB

 

 

Um dos eventos de artes manuais e economia criativa mais esperados do país, a Rio Artes 2025 acontece entre os dias 9 e 13 de abril, no Centro de Exposições Expomag, no centro do Rio de Janeiro. São João da Barra está presente no evento com a artesã e oficineira Mauricéia Teixeira representando o município com seus trabalhos expostos, além da gerente de Economia Criativa da Secretaria Municipal de Cultura, Karla Meireles, e uma comitiva sanjoanense com artesãos que também participam de workshops e visitação, neste primeiro dia.

Em sua 17ª edição, a Rio Artes conta com aulas-show gastronômicas, palestras sobre empreendedorismo, moda sustentável, workshops, exposição de artesanato e shows musicais, integrando diversas áreas da economia criativa em uma experiência voltada ao público interessado em cultura, negócios e inovação.

Artesã desde 2002, Mauricéia está entre os 117 artesãos selecionados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa devido ao diferencial de suas peças manuais. Ela trabalha com técnicas de artesanato sustentável e tem experiência na confecção de suvenir em conchas, casca de coco seco, entre outros. “Representar meu município expondo o artesanato que fazemos é indescritível. Temos um segmento de artesanato riquíssimo e estar aqui é um sonho”, comemora.

Segundo Karla Meireles, a Rio Artes é uma das principais ações voltadas para a economia criativa, mesclando exposição, gastronomia, diversas oficinas de qualificação, moda, cultura e sustentabilidade. “Nossa participação demonstra que as políticas culturais estão avançando e oportuniza aos agentes culturais estarem em outros espaços de troca”, finaliza.

O Sesc Grussaí também oportunizou para que as artesãs sanjoanenses, que fazem parte da loja colaborativa da unidade Grussaí, ganhasse um stand.

Além disso, verifique

Educação com vários serviços na 22ª edição do Prefeitura em Ação em Morro do Coco

O programa de governo, que garante o acesso da população de regiões mais distantes da …