De G4 a G9: veja todos os cenários que podem levar o Vasco à Libertadores

Embalado no Capmpeonato Brasileiro, o Vasco da Gama ainda depende apenas de si para se manter na briga por Libertadores.

Rayan comemorando gol contra o Fortaleza (Foto: Dikran Sahagian/Vasco)

 

Com o Brasileirão se aproximando do fim, o torcedor vascaíno ainda sonha com a volta à Libertadores. O número de vagas pode aumentar a depender dos resultados das competições continentais e da Copa do Brasil, o que mantém viva a esperança cruzmaltina de um retorno ao principal torneio da América do Sul.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro distribui quatro vagas diretas e duas para a Pré-Libertadores. Caso Flamengo ou Palmeiras conquistem a Libertadores deste ano, abre-se mais uma vaga direta, já que ambos também ocupam as primeiras posições da tabela.

A Copa do Brasil também garante vaga ao campeão, e, se o título ficar com Cruzeiro, Fluminense ou Corinthians, a chance de ampliação de vagas aumenta, desde que esses clubes terminem no G6.

O Cruzeiro, hoje em terceiro, tem situação confortável. Já Fluminense e Corinthians ainda lutam por posição, com 44 e 39 pontos, respectivamente. Há também o Atlético-MG, semifinalista da Sul-Americana, mas apenas em 13º no Brasileirão, o que torna esse cenário mais improvável.

As chances do Vasco

No momento, o Vasco soma 42 pontos e está a 13 do Mirassol, quarto colocado. O sonho do G4 é quase impossível, exigindo sete vitórias e um empate nas oito rodadas restantes, um aproveitamento de 95,6%, algo que nenhuma equipe conseguiu nesta fase nas últimas dez edições.

O objetivo mais realista é o G6, que hoje seria suficiente para ir à Libertadores sem depender de resultados paralelos. Para isso, o Vasco precisaria chegar a 59 pontos, conquistando 17 dos 24 pontos possíveis, um aproveitamento de 70%. Se o campeonato ampliar para G7, G8 ou G9, as chances crescem, e a meta cai para algo entre 53 e 56 pontos.

Cenários e pontuações para o Vasco

  • G4: 64 pontos (95,6% de aproveitamento)
  • G6: 58,8 pontos (70%)
  • G7: 56,5 pontos (60,4%)
  • G8: 54,2 pontos (50,8%)
  • G9: 53,1 pontos (46,2%)

Mesmo com o desafio matemático trazidos inicialmente pelo GE, o Vasco ainda depende apenas de si para se manter na briga. Com regularidade e aproveitamento alto nas rodadas finais, o sonho da Libertadores ainda pode seguir vivo em São Januário.

Além disso, verifique

Desafio do Botafogo é maior do que se pensava

 FOGÃONET/Por: Blog do Mansell   O planejamento para 2025 foi terrível. Davide Ancelotti não é …