Deputado quer criar Campeonato Nacional de Masters
20/02/202624 Visuzalicações
Proposta foi entregue em agosto pelo deputado Julio Lopes ao secretário nacional do Ministério dos Esportes e seria realizado no segundo semestre deste ano
Por: ASCOM
Julio Lopes (PP) e o Secretário Nacional de Futebol do Ministério dos Esportes, Patrick Correa/Foto Heitor Reis
A Copa do Mundo Master terá início no mês de março em Macapá e irá reunir 32 seleções com atletas com idade acima de 40 anos. Mas competição idêntica, só que criando o Campeonato Nacional de Masters no segundo semestre deste ano, foi apresentada em agosto do ano passado pelo deputado Julio Lopes (PP), durante reunião com o Secretário Nacional de Futebol e Defesa do Torcedor do Ministério do Esporte, Patrick Corrêa.
Ela reuniria jogadores que fizeram história e deixaram sua marca nos clubes por onde passaram e no futebol brasileiro. De acordo com o parlamentar, a iniciativa vai de encontro ao envelhecimento da população e aos pouquíssimos nascimentos registrados, e quer resguardar e resgatar a história desses atletas que foram fundamentais para o futebol brasileiro.
– Já havíamos encaminhado ao ministro ofício sinalizando a realização de um campeonato nacional de masters com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no segundo semestre de 2026. Esse campeonato trará uma enorme contribuição para formar futuros atletas profissionais que terão como exemplo seus ídolos que tanto contribuíram para seus clubes e pelos quais eles torciam nas arquibancadas quando jovens; além de matar a saudade dos torcedores com mais idade que poderão rever esses jogadores em ação – disse.
Julio lembra ainda que já iniciou contato com o presidente da CBF, Samir Xaud, pedindo o apoio da entidade na organização do torneio, que contará com patrocinadores durante as competições. Ele afirma também que quer dialogar com a direção dos clubes para que todos participem da competição, o que dará maior visibilidade e credibilidade, além de resgatar memórias e aproximar diferentes gerações.
– Acredito que com o apoio da CBF, das federações e dos clubes, como o Flamengo que já tem uma tradição em competições com equipe master, esse torneio tem tudo para se transformar em uma das principais competições esportivas do país – afirmou.