IstoÉDinhiro/Da: Reuters

A Petrobras vai revisar seu plano estratégico quinquenal para considerar a queda recente dos preços do petróleo no mercado internacional, disse nesta terça-feira, 13, a presidente Magda Chambriard, prometendo aos acionistas austeridade e controle geral de custos.
Mas antes de pensar em redução de investimentos planejados, a companhia buscará todas as alternativas de redução de gastos para garantir o desenvolvimento de projetos para o longo prazo, adicionaram executivos.
“Quando o preço (do petróleo) sobe, nós temos mais conforto para alargar as nossas ideias. Quando o preço desce, é hora de apertar os cintos”, disse Chambriard, ao abrir a videoconferência da empresa com analistas de mercado sobre os resultados do primeiro trimestre.
Os preços internacionais do petróleo caíram recentemente cerca de US$20 ante a valores registrados no primeiro trimestre do ano passado, disse a executiva, pedindo aos acionistas que “fiquem tranquilos”, pois a empresa está se preparando para enfrentar um cenário desafiador e em busca dos melhores resultados.
Entretanto, Chambriard não mencionou em sua fala cortes de projetos.
Nessa linha, o diretor executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Fernando Melgarejo, afirmou que a estratégia de longo prazo da companhia está mantida, mas que isso não significaria que não estejam “plenamente cientes e atentos ao cenário mundial de preços mais baixos da nossa indústria”.
“Temos que buscar todas as alternativas de redução de custo, para que a gente consiga manter capex e consiga colocar os projetos, fazer a execução dos projetos. Os projetos de hoje são o futuro da Petrobras amanhã”, disse Melgarejo.
Austeridade na Petrobras