Com o objetivo de informar sobre o início da entrega dos gêneros alimentícios no mês de fevereiro, tirar as dúvidas e assinar as ordens de serviço, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia Marcelo Feres participou de uma reunião com 37 agricultores. O encontro aconteceu na sede da secretaria e contou ainda com a participação da coordenadora de nutrição escolar Suellen Baldino.
A chamada pública para os produtores aconteceu no dia 7 de novembro do ano passado e 49 agricultores foram vencedores. A medida visa ao atendimento do cardápio da alimentação escolar na rede municipal de ensino, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o período de seis meses.
Entre os alimentos estão frutas como abacaxi, banana prata, laranja, mamão, melancia e limão; tubérculos como aipim e, além disso, ovos caipira, que serão destinados à merenda escolar. Marcelo Feres falou sobre a importância da parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca e destacou a qualidade da merenda servida nas unidades escolares do município.
“Essa parceria representa uma segurança a mais para o produtor que tem a garantia do escoamento de sua produção. E, para nós, é a garantia de termos alimentos frescos para nossas crianças. A merenda escolar de Campos continua sendo aprovada pelos alunos da rede municipal de ensino e é referência, inclusive, para outras cidades. As refeições servidas atendem às recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que preconiza que, pelo menos, 30% da merenda escolar deve vir da agricultura familiar”, disse o secretário.
Assim como o secretário, Suellen também destacou a importância da parceria com os produtores.
“Ficamos muito felizes em renovar a parceria com os agricultores familiares, para compor uma alimentação saudável para nossos alunos e trazer renda para os pequenos agricultores da região. Será realizada chamada pública todo ano, no mês de fevereiro. Inclusive, mês que vem, faremos mais uma chamada para ser entregue a partir de agosto”, disse Suellen.
O agricultor Jorge Luiz Monteiro de Souza tem uma propriedade rural no assentamento Zumbi dos Palmares, em Campos, e diz que a parceria ajuda muito os pequenos produtores. “É muito bom saber que a produção vai ter um destino certo e que vamos poder contar com aquele dinheiro. Sem contar que é muito gratificante saber que nosso alimento está indo para a merenda escolar”, disse Jorge.