Presidente Lula e Tarcísio de Freitas durante Reunião de Anúncios de Investimentos de Bancos Públicos em Estados. 12/12/2023 TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Encontro com Lula gera novo atrito entre bolsonaristas e Tarcísio, que vê estratégia do petista para desgastá-lo

Interlocutores de Bolsonaro classificaram encontro como “lamentável”; fontes do Palácio dos Bandeirantes avaliam que Lula quebrou protocolo

Pedro Venceslau e Raquel Landim

Presidente Lula e Tarcísio de Freitas durante Reunião de Anúncios de Investimentos de Bancos Públicos em Estados. 12/12/2023
TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O clima amistoso entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um evento no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 12, irritou o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e gerou um novo atrito nos bastidores entre os dois políticos de direita.

Interlocutores de Bolsonaro classificaram como “lamentável” e disseram que se a ideia era ter um comportamento republicano, Tarcísio poderia ter enviado um secretário ao evento no qual o governo federal anunciou um financiamento de R$ 10 bilhões para melhorias no estado por meio do PAC.

O descontentamento do núcleo duro bolsonarista tem sido vocalizado pontualmente, por enquanto, por políticos com trânsito na família do ex-presidente, mas o próprio Bolsonaro não quer confronto direto.

Segundo um parlamentar bolsonarista próximo ao ex-presidente, ele não vai dar sinais agora para uma ofensiva do seu grupo nas redes.

“Esse encontro foi péssimo e desnecessário. Não consigo achar que foi coincidência ele sair da Argentina, onde estava com Bolsonaro e Milei, e ir encontrar o Lula. Não consigo entender de que lado Tarcísio está”, disse à CNN Paulo Chuchu, vereador de São Bernardo do Campo. Além de líder da “célula” bolsonarista no ABC, Chuchu integra o grupo político do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Fontes do Palácio dos Bandeirantes ouvidas pela CNN avaliam que Lula quebrou o protocolo e pediu que Tarcísio falasse no evento para desgastá-lo com os bolsonaristas e expor o governador.

Um auxiliar de Tarcísio disse que Lula fez questão de publicar as fotos nas redes logo após o evento em Brasília.

Para aliados, Tarcísio disse que as críticas eram “precificadas”, que tem pela frente a renegociação da dívida do estado e quem sabe a responsabilidade do resultado é quem está no cargo.

Procurada, a assessoria do Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …