EUA e China trocam acusações sobre a guerra Ucrânia na ONU

Diplomata americana pediu que Pequim pare de exportar produtos de “uso duplo” para a Rússia

CNN Brasil/Da: Reuters

Reunião do Conselho de Segurança da ONU18/03/2025 • Reuters/Adam Gray

 

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Dorothy Shea, pediu a todos os países que parem de exportar produtos de “uso duplo” para a Rússia.

Citando especificamente a China durante uma reunião do Conselho de Segurança, a diplomata afirmou que itens como softwares e outros produtos tecnológicos podem ser utilizados tanto para fins civis quanto militares e pediu que Pequim “pare de alimentar a agressão da Rússia na Ucrânia”.

Segundo Washington, esses produtos contribuem para a base industrial da guerra e possibilitam os ataques com drones e mísseis contra a Kiev.

Em contrapartida, a China acusou os EUA de tentarem transferir a culpa e provocar um confronto.

O vice-embaixador de Pequim na ONU, Geng Shuang, rebateu as acusações. “A China não iniciou a guerra na Ucrânia, não é parte do conflito, nunca forneceu armas letais e sempre controlou rigorosamente os materiais de uso duplo, inclusive a exportação de drones”.

“Pedimos aos EUA que parem de transferir a culpa sobre a questão da Ucrânia ou de criar confrontos e, em vez disso, desempenhem um papel mais construtivo na promoção de cessar-fogo e negociações de paz”, disse Shuang.

De acordo com informações da Reuters, motores fabricados na China estão sendo enviados secretamente por meio de empresas de fachada para um fabricante estatal de drones na Rússia, rotulados como “unidades de refrigeração industrial” para evitar a detecção após as sanções ocidentais.

Além disso, verifique

“Quem sabe nossa química pode ser levada para Putin e Zelensky”, diz Lula

Petista afirmou que é amigo do presidente da Rússia, assim como Donald Trump, e que …