Diplomata americana pediu que Pequim pare de exportar produtos de “uso duplo” para a Rússia
CNN Brasil/Da: Reuters

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Dorothy Shea, pediu a todos os países que parem de exportar produtos de “uso duplo” para a Rússia.
Citando especificamente a China durante uma reunião do Conselho de Segurança, a diplomata afirmou que itens como softwares e outros produtos tecnológicos podem ser utilizados tanto para fins civis quanto militares e pediu que Pequim “pare de alimentar a agressão da Rússia na Ucrânia”.
Segundo Washington, esses produtos contribuem para a base industrial da guerra e possibilitam os ataques com drones e mísseis contra a Kiev.
Em contrapartida, a China acusou os EUA de tentarem transferir a culpa e provocar um confronto.
O vice-embaixador de Pequim na ONU, Geng Shuang, rebateu as acusações. “A China não iniciou a guerra na Ucrânia, não é parte do conflito, nunca forneceu armas letais e sempre controlou rigorosamente os materiais de uso duplo, inclusive a exportação de drones”.
“Pedimos aos EUA que parem de transferir a culpa sobre a questão da Ucrânia ou de criar confrontos e, em vez disso, desempenhem um papel mais construtivo na promoção de cessar-fogo e negociações de paz”, disse Shuang.