Evento na Câmara propõe reflexão sobre casos de suicídio e saúde mental

Por: ASCOM – PMSFI

Divulgação – ASCOM – PMSFI

 

Um verdadeiro alerta sobre o suicídio. Com esse intuito, foi realizado na manhã desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de São Francisco de Itabappana, o Evento de Conscientização sobre a Prevenção ao Suicídio. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Mental, teve palestras, apresentação de um aplicativo de ajuda emocional e um depoimento emocionante da mãe de uma jovem de 29 anos que cometeu suicídio.
O evento, que teve início às 8h, foi aberto com a exibição de um vídeo com números e informações sobre os casos de suicídio no Brasil. Em seguida, o coordenador do Departamento de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Renato Chagas, fez um alerta sobre a importância de discutir o tema. “O suicídio é um problema de saúde pública que a gente precisa trabalhar não só durante o Setembro Amarelo, mas durante o ano todo”, observou.
RENATO PALES
Em seguida, o secretário municipal de Saúde, Fauazi Cherene, ressaltou a importância do tema. “Muitas pessoas não têm problemas de saúde como a diabetes ou pressão alta, mas têm depressão, têm aquela tristeza que se arrasta, aquele desânimo, e muitas vezes não veem a necessidade de procurar um médico e acabam tirando a própria vida”, disse. Fauazi ainda ressaltou que nem todos os casos de suicídio são notificados, e que o cuidado precisa ser redobrado, principalmente com idosos e pessoas com doenças crônicas em estágios terminais.
PALESTRANTE NILVIA
A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga Nílvia Coutinho, especialista em luto, morte e suicídio. Segundo Nílvia, 96% das pessoas que cometem suicídio têm depressão. “Quando uma pessoa está doente, ela não funciona como uma pessoa dita normal. A depressão tira a vontade de viver, a esperança, e precisa ser diagnosticada, pois o suicídio é evitável. Fico extremamente feliz em participar do primeiro evento da campanha do Setembro Amarelo em São Francisco”, enfatizou.
LAURA PALESTRANTE
Dor e emoção – A pior dor que uma mãe pode sentir — a dor de perder um filho — emocionou o público presente com o relato da vendedora Laura Maria Boia dos Santos, de 52 anos. Laura teve uma filha que cometeu suicídio aos 29 anos. “A minha filha era uma pessoa normal, que gostava de cuidar dos animais, mas que estava sofrendo muito. Ela não conseguiu superar a minha separação do pai dela e desde criança apresentava alguns problemas. Eu fiz tudo que pude, mas não consegui resolver o problema da minha filha. Ela dizia que queria ficar boa, ser igual a todo mundo, mas não conseguiu. A perda é muito difícil, mas hoje eu procuro não sofrer para que ela tenha paz de espírito e eu também”.
PALESTRANTE EDSON
Apoio emocional – Durante o evento, foi apresentado um aplicativo de ajuda emocional gratuita e imediata. O psicólogo e professor Edson Andrade falou sobre o tema e explicou como funciona o aplicativo. “É uma ferramenta para a sociedade civil. Alguém perto de nós pode estar precisando de ajuda, e essa pessoa pode estar muito mais perto do que a gente imagina. Precisamos ampliar o nosso olhar, porque o suicídio é um problema de saúde pública”, apontou.
PALESTRANTE CARLA
A segunda palestra teve como tema “Espiritualidade como meio terapêutico: cuidando do espírito e desenvolvendo a esperança na prevenção e tratamento da ideação do suicídio”. A psicóloga e neuropsicóloga Carla da Silva Arantes ministrou a palestra e apontou a espiritualidade como um caminho importante de ajuda quando a questão é saúde mental.
Segundo Renato Chagas, o evento trouxe uma reflexão e um olhar sensível sobre o cuidado com a saúde mental e sobre como todos precisam aprender e refletir mais sobre o tema.
O presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Barrão, e a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano, Claudinéia Rodrigues prestigiaram o evento.

Além disso, verifique

XXVII Semana do Servidor é aberta na sede da Prefeitura

Neste ano, o tema central do evento é “Gente que Cuida, Gente que Serve” SECOM …