Senadora Simonte Tebet em Brasília

Executiva do MDB reitera pré-candidatura de Simone Tebet ao Planalto; Cidadania endossa senadora

ISTOÉ/Reuters/Por: Maria Carolina Marcello
Senadora Simonte Tebet em Brasília

A Executiva Nacional do MDB reiterou, em reunião nesta terça-feira, o apoio à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República e recebeu o endosso do Cidadania, outro partido da chamada terceira via.

De acordo com o presidente do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), há uma unidade “muito grande” no partido e atualmente 90% dos congressionais da sigla apoiam a pré-candidatura da senadora.

“Acabamos agora uma reunião da nossa Executiva Nacional do MDB com a participação de líderes dos quatro cantos do Brasil, e com depoimentos que nos deixaram entusiasmados com a pré-candidatura da nossa querida Simone Tebet”, disse o deputado a jornalista, considerando que a unidade na legenda declarada nesta terça implica em “mais um passo de consolidação nessa candidatura que agora nos permite conversar com outros partidos”.

“A pré-candidatura da Simone está muito consolidada”, acrescentou o presidente do MDB.

Ainda que algumas lideranças de peso do MDB não estivessem presentes –caso do senador e presidente do partido em Alagoas, Renan Calheiros, e do presidente da sigla no Ceará, Eunício Oliveira– Baleia garantiu que a “esmagadora maioria” apoia Tebet.

MDB, PSDB e Cidadania formaram um grupo para definir um único nome a ser colocado como alternativa aos líderes nas pesquisas: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Inicialmente o grupo contava também com o União Brasil, mas o partido decidiu lançar candidatura própria no decorrer das discussões.

Na segunda-feira, o ex-governador de São Paulo João Doria anunciou a desistência da sua pré-candidatura pelo PSDB, e a cúpula tucana indicou que deve apoiar Tebet.

Logo após a coletiva de Baleia, o Cidadania divulgou nota oficial de sua Executiva Nacional entitulada “Nasce a candidatura única do centro democrático”.

“Com Simone Tebet, MDB, PSDB e Cidadania dão um passo concreto na direção da manutenção da democracia com um programa comum: projetar o Brasil do Século XXI”, diz a nota, assinada pelo presidente da Executiva do Cidadania, Roberto Freire.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …