Fala do líder de Lula foi estopim para Alcolumbre cancelar sabatina

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) cancelou sabatina do indicado de Lula ao STF, marcada, até então, para 10 de dezembro

Metrópoles/

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

 

 

Uma declaração do líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), foi o estopim para Davi Alcolumbre (União-AP) anunciar, na terça-feira (2/12), o cancelamento da sabatina de Jorge Messias, indicado de Lula ao STF.

Segundo aliados, o presidente do Senado ficou irritado com uma entrevista de Wagner no início da tarde da terça, na qual o petista disse a jornalistas que não havia previsão de Lula enviar a mensagem com a indicação de Messias.

A interlocutores, Alcolumbre disse ter visto a fala do líder do governo como mais uma prova da tentativa do Palácio do Planalto de “controlar o calendário” de análise da indicação, prerrogativa que caberia apenas ao Senado.

O presidente do Senado, então, resolveu anunciar logo o cancelamento da sabatina do indicado de Lula ao Supremo para não ficar preso ao que considerou como “jogo” do Palácio do Planalto.

O temor do governo Lula

Lula, como vem noticiando a coluna, anunciou que havia escolhido Messias para uma vaga no STF em 20 de novembro. Desde então, porém, não enviou a mensagem oficial com a indicação ao Senado.

Mesmo sem a mensagem, Alcolumbre marcou a sabatina para o dia 10 de dezembro. Antes disso, o relator da indicação, senador Weverton Rocha (PDT-MA), apresentaria seu parecer na quarta-feira (3/12).

O Planalto, porém, vinha trabalhando para adiar a sabatina. O temor era de que Messias não conseguisse passar no Senado, diante da resistência do presidente da Casa à indicação.

Alcolumbre surpreendeu

A coluna apurou que Alcolumbre não avisou previamente a nenhum ministro ou liderança do governo Lula que adiaria a sabatina. “Ele pegou todos nós de surpresa”, disse um senador governista à coluna, sob reserva.

Segundo aliados do presidente do Senado, mesmo que Lula envie a mensagem com a indicação de Messias nos próximos dias, a sabatina não aconterá em 10 de dezembro. A tendência é de que fique para 2026.

Além disso, verifique

Sinal de paz? Representante de Putin se manifesta após reunião com EUA

Após quase cinco horas de conversas em Moscou, enviado do Kremlin diz que encontro com …