Frente debate reforma de prédios históricos e atividades culturais no Centro

ASCOM – Câmara de Macaé -Por:

Lyra dos Conspiradores, Cine Clube e Clube Ypiranga deverão passar por mudanças, de acordo com os participantes da reunião (Foto: Tiago Ferreira)

 

 

Eventos no Centro Culturaldo Legislativo, reforma da Lyra dos Conspiradores, retomada do Cine Clube, destinação do Clube Ypiranga e estacionamentos foram discutidos pela frente parlamentar pela revitalização do Centro, na tarde desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Macaé. Os mandatos de Luciano Diniz (Cidadania), Manu Rezende (MDB), Leandra Lopes (PT) e Ricardo Salgado (MDB) discutiram as ações da Frente para 2026. Participaram as secretarias de Cultura, MobilidadeUrbana e Meio Ambiente. O Conselho Municipal de Cultura e a Nova Lyra, entre outras, também enviaram representantes

Segundo o diretor do Museu, servidor Meynardo Rocha, a programação está definida para vários meses do ano, e propostas são indicadas para os demais, aguardando confirmações. As exposições abordam a relação entre o homem e a água, no contexto do aquecimento global; o lançamento de um livro com a primeira ata da Câmara; evento contemplando a luta LGBTQIA+; e iniciativas com temáticas antirracistas. “Não podemos esquecer que o prédio do nosso museu foi a casa de um traficante de escravos, e isso abre para muitas reflexões”.

A Secretaria de Obras participou, para informar, o estágio do projeto de reforma da Lyra dos Conspiradores. Feito o chamamento público, a licitação foi realizada com três empresas, e a que apresentou a melhor opção, considerando preço e qualidade, saiu vencedora. O empreendimento resultou de uma emenda impositiva de Luciano, e os trabalhos devem começar já nas próximas semanas.

Quanto ao Cine Clube, foi informado que o prefeito Welberth Rezende (Cidadania) já optou pela desapropriação do local, para abrigar um novo equipamento público, a ser definido, e que contribua com os objetivos da Frente Parlamentar. Já o Clube Ypiranga deverá ser um teatro, preservando a arquitetura original. Para atender o público esperado, será ampliada e modernizada a área do estacionamento embaixo da Ponte Ivan Mundim

Trabalho conjunto

De acordo com Luciano, o trabalho conjunto é fundamental. “Temos na frente parlamentar mandatos com diferentes características que, com o aporte das secretarias e entidades envolvidas, vão contribuir para trazer de volta a vitalidade do nosso centro”. Leandra Lopes defendeu a promoção de eventos culturais e a presença de artistas. ”São os artistas de rua que vão atrair o público e renovar o nosso Centro”.

Com o nome oficial de Frente Parlamentar para o Fortalecimento Econômico, Cultural, Gastronômico e Habitacional do Centro, o grupo de vereadores busca reverter no município o esvaziamento e deterioração, tendência atual em regiões centrais de cidades no mundo inteiro.

Além disso, verifique

Janeiro Roxo: Saúde prepara programação de conscientização sobre a hanseníase

A iniciativa teve início nesta quinta-feira (22), com panfletagem na Rodoviária Roberto Silveira, no Centro …