Maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo teve dez nomes disputando o cargo de de governador nas eleições de 2022
EXAME/Da Redação

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT) vão disputar o segundo turno das eleições 2022 para o governo de São Paulo, de acordo com dados de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 99,9% das urnas apuradas, Freitas obteve 42,32% dos votos válidos e Haddad teve 35,69%. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), teve 18,40% dos votos.
É a segunda vez seguida que a eleição para o governo de SP vai ser definida em segundo turno. Foram mais de 27 milhões de votos no estado, com 3,54% dos votos nulos e 2,10% dos votos brancos.
Em 2018, a decisão foi entre João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), sendo o tucano vencedor do confronto. Antes disso, a eleição para o governo de São Paulo foi para o segundo turno em 2002, entre José Serra (PSDB) e Aloizio Mercadante (PT).
Na disputa pelo Senado no estado, o ex-ministro Marcos Pontes (PL) foi eleito com 49,68% dos votos.
Na eleição de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) também terminou à frente do ex-presidente Lula (PT), em resultado visto como um dos mais importantes no primeiro turno para a campanha do presidente. Bolsonaro é aliado de Pontes e Freitas no estado.
Maior colégio eleitoral do país, o pleito no estado de São Paulo em 2022 teve dez nomes disputando o cargo de governador:
- Altino (PSTU)
- Antonio Jorge (DC)
- Carol Vigliar (UP)
- Edson Dorta (PCO)
- Elvis Cezar (PDT)
- Fernando Haddad (PT)
- Gabriel Colombo (PCB)
- Rodrigo Garcia (PSDB)
- Tarcísio de Freitas (Republicanos)
- Vinicius Poit (Novo)
INFORMATIVO FLUMINENSE NOTÍCIA EM GERAL