A sala funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com agentes atuando de forma permanente e distribuídos por áreas de atuação da cidade • Iago Campos
A Divisão de Elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro apresentou, nesta quinta-feira (29), a Sala de Monitoramento e Gestão Operacional da Força Municipal. A nova estrutura tecnológica vai permitir o acompanhamento, em tempo real, do patrulhamento realizado pelos agentes, com atuação orientada por dados e evidências.
A iniciativa fortalece a gestão e o controle das ações nas ruas, especialmente em áreas com maior incidência de roubos e furtos, contribuindo para o combate direto a esses crimes de forma personalizada para atender às necessidades específicas da cidade do Rio de Janeiro.
Os sistemas do projeto são integrados a dispositivos móveis operacionais e permitirão a comunicação entre as equipes em campo e a Sala de Monitoramento por meio de áudio, além do acesso remoto, em tempo real, às câmeras corporais que serão utilizadas pelos agentes.
A supervisão da Sala de Monitoramento poderá acionar as equipes a qualquer momento e acompanhar as ocorrências diretamente pelas imagens captadas pelos agentes.
A sala funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com agentes atuando de forma permanente e distribuídos por áreas de atuação da cidade.