Revisão de dados de períodos anteriores tem pequeno impacto no último trimestre/Marcos Santos/USP Imagens

IBGE revisa para baixo crescimento da economia do 1º trimestre deste ano em relação ao final de 2022

Dados foram divulgados junto aos resultados do segundo trimestre de 2023

Por: Agência Brasil
Revisão de dados de períodos anteriores tem pequeno impacto no último trimestre/Marcos Santos/USP Imagens

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou para baixo o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2023 ante o quarto trimestre de 2022, que passou de alta de 1,9% para aumento de 1,8%. O órgão também revisou para cima a taxa do PIB do quarto trimestre de 2022 ante o terceiro trimestre de 2022, de uma queda de 0,1% para elevação de 0,1%. Os dados foram divulgados junto aos resultados do segundo trimestre de 2023. Segundo o IBGE, o PIB brasileiro registrou alta de 0,90% no período de abril a junho, em relação ao primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, o PIB apresentou crescimento de 3,40%.

O Produto Interno Bruto da indústria puxou o resultado, com alta de 0,9% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre. Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, apresentou avanço de 1,5%. O PIB da agropecuária registrou baixa de 0,9% no segundo trimestre de 2023 ante o primeiro trimestre mas, na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o PIB apresentou avanço de 17%. Já o PIB de serviços registrou alta de 0,6% no segundo trimestre de 2023 ante o trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2022, houve avanço de 2,3%.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Além disso, verifique

Lula diz que pode retaliar EUA por eventual taxação e critica plano de Trump para Gaza

MONEY TIMES/Por: Reuters   O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reiterou nesta quarta-feira (5) que o Brasil pode retaliar …