ISTOÉ Dinheiro
Uma pesquisa do Serasa mostrou que 30% dos contribuintes do Imposto de Renda devem negociar dívidas. Aposentados e pensionistas do INSS podem aproveitar os pagamentos para limpar o nome e retomar a vida financeira, indica a empresa de crédito. De acordo com o levantamento realizado em abril, Brasil conta com quase 72 milhões de pessoas em situação de inadimplência.
Para a especialista da Serasa, Camila Cruz, o recurso extra pode ser um aliado para o pagamento de dívidas, trazendo alívio financeiro para quem está inadimplente. “A melhor recomendação para utilizar valores que ocorrem uma vez por ano, como a restituição do IR ou o 13º salário, por exemplo, no caso de quem possui débitos pendentes, é sempre quitá-los primeiro”, reforça. Consumidores que possuem mais de uma dívida, Camila orienta a escolha pelas contas com vencimentos mais próximos para evitar a negativação.
“É importante planejar o quanto é possível pagar, por isso, começar pelas dívidas de valor mais baixo e tentar renegociar as de valor mais alto com parcelas que caibam no bolso é um caminho adequado”, explica.