Ipea: impacto do fim da escala 6×1 para empresas é inferior a 1% do custo operacional

Instituo ressalta, no entanto, que alguns segmentos da economia, como serviços para edifícios, vigilância e seleção e agenciamento de trabalhadores, ainda precisam de estudos para avaliar a necessidade de medidas governamentais para mitigar eventuais impactos

Da: IstoÉDinheiro

Sessão da CCJ do Senado — Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

 

 

Em meio ao início dos trabalhos legislativos de 2026 e os preparativos para a disputa eleitoral deste ano, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) calculou o tamanho do impacto econômico que o fim da escala 6×1 teria no Brasil. Por meio de uma nota técnica publicada nesta terça-feira, 10, o Ipea calculou que os custos de uma eventual redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais seriam similares aos impactos observados em reajustes históricos do salário-mínimo no Brasil, o que indica uma capacidade de absorção da medida pelo mercado de trabalho.

Considerando os grandes setores, como indústria e comércio, nos quais estão mais de 13 milhões de trabalhadores, o impacto direto de uma redução da jornada para 40 horas seria inferior a 1% do custo operacional. Os resultados indicam que a maioria dos setores produtivos apresenta capacidade de absorver aumentos nos custos do trabalho, ainda que alguns segmentos demandem atenção específica.

Nos cálculos do Ipea, a redução da jornada de trabalho elevaria o custo médio de um trabalhador contratado sob a CLT em 7,84% no caso de uma jornada de 40 horas semanais. Porém, ponderando os resultados pelo peso do trabalho no custo total de cada setor, as estimativas indicam efeitos reduzidos nos custos totais. Nos grandes setores com forte geração de empregos, como a indústria e o comércio, o efeito estimado é inferior a 1% do custo operacional total, o que indica maior capacidade de absorção de eventuais mudanças na jornada.

Já empresas de serviços como vigilância e limpeza tendem a ser mais diretamente afetadas, devido à elevada participação da mão de obra em seus custos. O maior impacto em termos de custo operacional é de 6,6% para o setor de vigilância, segurança e investigação.

Além disso, verifique

INPC de janeiro sobe 0,39% e acumula alta de 4,3% em 12 meses

Índice costuma ser referência para reajuste de salários Agência Brasil/Bruno de Freitas Moura   O …