Licitações geram economia aos cofres públicos em São Gonçalo

Ações garantem bom uso dos recursos públicos

SECOM – PMSG –  Letícia Marinho Mello Toledo

SECOM – PMSG – Foto: Julio Diniz

 

 

A atuação da Secretaria de Compras e Suprimentos da Prefeitura de São Gonçalo tem se destacado como referência em gestão pública eficiente, responsável e transparente. No exercício financeiro de 2025, todos os procedimentos licitatórios conduzidos pela pasta, incluindo 38 pregões, nove concorrências e dispensas eletrônicas, transcorreram sem qualquer anulação ou suspensão por parte do Tribunal de Contas, reforçando a conformidade legal e a solidez técnica dos processos.

“Esse marco que atingimos em 2025, fechando o ano com grande número de licitações processadas, expressiva economicidade e sem qualquer licitação suspensa pelo TCE-RJ, é fruto de um legado deixado pelo secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, enquanto comandou a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais do Município de São Gonçalo. Ele implantou a cultura de capacitação continuada, domínio das temáticas dos órgãos de controle externo, e desenvolvimento de visão holística das equipes”, afirmou o secretário de Compras, Antônio Carlos de Sant’Anna Júnior.

A condução adequada e criteriosa dos certames resultou em uma economia expressiva para os cofres públicos municipais. Ao longo do período, as licitações geraram uma redução total de despesas no valor de R$ 66.170.192,90, evidenciando o compromisso da gestão municipal com a economicidade e o uso dos recursos públicos.

“Sobre esses pilares, e também sob a total transparência e legalidade, exigidas pelo prefeito Capitão Nelson, ao longo do ano de 2025, a Secretaria se empenhou em reformular seus métodos e ferramentas de trabalho, capacitar seus servidores, implementar maior tecnologia e sustentabilidade em toda a cadeia de atuação e valorizar seus servidores, o que refletiu no resultado expressivo de economicidade do erário, e na fluidez de todas as licitações sem embargos”, destacou o secretário.

O desempenho da Secretaria de Compras e Suprimentos está alinhado às diretrizes do Plano Estratégico Novos Rumos, especialmente no eixo de gestão transparente e eficiente, que prioriza planejamento, governança, controle e adoção de boas práticas administrativas.

Além da economia gerada, a inexistência de questionamentos por parte dos órgãos de controle externo demonstra o fortalecimento da credibilidade da administração municipal.

“Com esses resultados, a Prefeitura de São Gonçalo reafirma seu compromisso com uma gestão moderna, responsável e transparente, voltada para a melhoria contínua dos serviços públicos e para a correta aplicação dos recursos em benefício da população”, ressaltou o secretário.

Além disso, verifique

Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (29) no pátio da sede da Prefeitura e, na …