Governo enviou projeto de lei ao Congresso nesta segunda-feira (27); medida exclui países inadimplentes (Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters)

Lula quer voltar a usar BNDES em obras no exterior; Venezuela e Cuba ficam de fora

Money Times/Por: Pedro Pligher

Governo enviou projeto de lei ao Congresso nesta segunda-feira (27); medida exclui países inadimplentes (Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters)
O governo Lula quer voltar a utilizar o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para financiar obras no exterior.
Nesta segunda-feira (27), a administração enviou um projeto de lei ao Congresso para retomar os financiamentos a projetos em países no exterior.
Esse tipo de crédito estava suspenso desde 2016, por conta da operação Lava Jato. O novo projeto foi relevado pelo jornal Folha de S. Paulo.

Projeto do governo Lula exclui Cuba e Venezuela

O PL enviado ao Congresso, no entanto, exclui países inadimplentes – caso de Cuba e Venezuela, que receberam obras financiadas pelo BNDES no passado e ficaram com dívidas até hoje não pagas.
Moçambique também está na lista de devedores. São R$ 2,27 bilhões devidos ao governo brasileiro pelos três países.

Congresso quer poder de parar operações no exterior

Ao mesmo tempo que o projeto é apresentado ao Legislativo, há na Câmara dos Deputados uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que visa dar poder de veto aos congressistas a financiamentos do Executivo no exterior.

Além disso, verifique

Câmara envia ao Senado projeto que reduz poder do STF

Deputados rejeitaram recurso para levar ao plenário texto que limita decisões monocráticas e impede partidos …